Porcos são explorados em testes de respiradores usados por pacientes com Covid-19

Bruna Araujo
May 27, 2020

Reprodução

Imagens divulgadas pelo portal Jornal do Commercio mostram porcos sendo explorados para testes em respiradores que foram comprados pela Prefeitura do Recife (PE) para os cuidados de pacientes internados com Covid-19. Os experimentos foram realizados pela empresa Bioex Equipamentos Médicos e divulgados em redes sociais. Questionada sobre testes feitos em seres humanos, a empresa afirmou que ainda não irá se pronunciar. Ativistas em defesa dos direitos animais criticam a prática.

O caso ganhou repercussão por que os testes foram realizados muito depois das primeiras unidades terem sido vendidas e hospitais denunciarem que o equipamento não foi homologado pela Anvisa. Inicialmente 50 respiradores foram comprados, mas 15 apresentaram defeitos. A empresa afirma que “vários testes foram realizados, mas só o último envolvendo animais, realizado em 4 de maio de 2020, no instituto de Pesquisa e Inovação Tecnológica e Educação da Santa Casa de São Paulo”.

Testes com porcos estão sendo abandonados em centros de pesquisas de várias partes do mundo, como na Universidade do Tenesse, nos Estados Unidos, e pela Marinha Real Britânica. O Comitê de Médicos pela Medicina Responsável (PCMR, na sigla em inglês) afirma que cerca de 94% dos atuais programas de treinamento em residências médicas de emergência não usam mais animais vivos. Embora esta prática cruel seja aceita em muitos laboratórios, o teste em animais não reproduz uma resposta exata.

Apesar da mobilização de grupos e organizações em defesa dos direitos animais e que prezam por técnicas mais éticas de aprendizado e pesquisa, as práticas alternativas aos testes com animais ainda não são amplamente utilizadas e há resistência de centros de pesquisa em validá-las. Além disso, ainda há também falta de transparência de algumas instituições diante de relatórios e números de animais explorados, torturados e mortos em laboratórios.

Veja o vídeo dos testes em porcos feitos pela Bioex Equipamentos Médicos (Imagens fortes):


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 


Você viu?

Em busca de companhias,

Fonte: g1.globo.com Uma das

Pixabay Aproximadamente 50 ativistas

Grupo de guardas ambientais

Foto: Reprodução Youtube /

Reprodução/Instagram/@osindefesos Três cachorros tiveram

The Dodo Onyx e

Foto: Reprodução/GRAD A destruição

Foto: Pixabay A tradição

Notícias | Você é o repórter | Histórias felizes | De olho no planeta


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
>