Após anos de exploração, elefanta Lady tem sua história contada em documentário

Mariana
maio 15, 2020

Reprodução/YouTube/Wieden Kennedy SP

Explorada para entretenimento humano em circos e em um zoológico, Lady conheceu de perto a ganância humana, que condena os animais a sofrimento inimaginável. Resgatada do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa (PB), onde viveu após ser tirada de um circo, a elefanta foi levada para um santuário e agora tornou-se protagonista de um documentário (veja o vídeo ao final da reportagem).

“Cativeiro”, como é chamado o curta-metragem, tem apenas 12 minutos de duração e está disponível no YouTube. O filme acorda os conceitos de confinamento e liberdade ao contar a história sofrida da elefanta.

Lady foi levada para o Santuário de Elefantes do Brasil (SEB), no Mato Grosso, após o Ministério Público Federal abrir um inquérito civil para investigar as condições as quais o animal era submetido no zoológico. A investigação se iniciou por conta de denúncias de maus-tratos.

A elefanta foi explorada por circos durante quase 40 anos, sendo forçada a fazer longas viagens pelo país para as apresentações. Nascida em cativeiro, Lady foi impedida de viver na natureza, junto de outros animais da espécie, desfrutando da liberdade. Foi explorada pelo Circo Europeu Internacional até ser doada à Prefeitura de João Pessoa.

Com cinco capítulos, o filme traz reflexões importantes. Conforme explicou ao G1 Mariana Borga, diretora de criação da W+K e uma das roteiristas da obra, “apesar de o projeto ter começado com o resgate da elefanta Lady em 2019 e ser bem anterior às políticas de distanciamento social provocadas pela pandemia, é inegável a pertinência que a circunstância do confinamento dá a nossa mensagem”.

O diretor de cena Fabrício Brambatti, também conhecido como Urso Morto, explicou que “o filme é um convite para refletir os nossos cativeiros, não existe certo e errado aqui. Cada um cria seu próprio cárcere em sua cabeça e por isso a obra traz diferentes exemplos, aparentemente desconexos, que traduzem diferentes percepções de enclausuramento, destino e liberdade”.

Sofrimento no cativeiro

Lady foi levada para o santuário após a Justiça determinar, em 31 de outubro de 2019, a transferência do animal. O inquérito aberto pelo MPF apurou as condições que a elefanta era submetida no zoológico de João Pessoa após denúncias apontarem que ela havia derrubado uma cerca e escapado da área protegida do zoo. Foi relatado ainda que Lady sofreu abuso psicológico por parte de um antigo tratador.

Consta em um laudo produzido por veterinários que Lady sofria por conta da estrutura inadequada do zoológico, pela falta de capacitação dos funcionários e por ser submetida à negligência veterinária e administrativa.

Apesar da direção do zoo negar os maus-tratos, o Santuário de Elefantes do Brasil publicou nota, em outubro, antes da transferência do animal, por meio da qual demonstrou profunda preocupação com a “grave situação” da elefanta. Foi através desse comunicado que o SEB se prontificou a fazer do santuário o novo lar de Lady.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Você viu?

Escute Foto: Instagram @saminthewild_

Escute Pixabay O aquecimento

Escute Pixabay Os guepardos

Escute Shutterstock Fernanda* tem

Escute Divulgação A grande

Pixabay Líderes mundiais estão

Pixabay Fornando Tortato normalmente

Ativistas em defesa dos

Lincoln e seu amigo

Escute Pixabay Uma superenzima


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>