Uma onça-parda foi devolvida à natureza após um ano de reabilitação. Atropelada por um trator, ela foi resgatada e recebeu tratamento no Instituto Mata Ciliar, localizado em Jundiaí, no interior de São Paulo.
Serena, como passou a ser chamada a onça durante sua passagem pelo Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), foi solta na última terça-feira (12) em uma reserva ecológica em Sacramento, próxima à Serra da Canastra, em Minas Gerais.
O atropelamento que vitimou a onça aconteceu no município mineiro de Comendador Gomes. Ainda filhote, Serena tinha apenas três meses de vida quando foi atropelada. Segundo informações do G1, o animal foi encontrado com uma fratura no braço esquerdo e traumatismo cranioencefálico grave. Levada ao Hospital Veterinário de Uberaba em 2019, tornou-se o xodó dos profissionais do local.
Na unidade de saúde, Serena foi tratada por quatro meses, recebendo cuidados diários. Quando recebeu alta, os profissionais fizeram uma festa de despedida para ela, com direito a bolo e cartas de alunos de uma escola do município.
Finalizado o tratamento veterinário, a onça foi transferida para Jundiaí para que o processo de reabilitação fosse iniciado. Ela permaneceu no local até esta semana, quando foi considerada apta a retornar à natureza.
O procedimento de soltura do animal contou com a participação dos policiais do 1º e do 2º pelotão da 5ª Companhia de Meio Ambiente, além de uma equipe de veterinários do HVU e de profissionais do Instituto Mata Ciliar.