Atropelada por trator, onça é devolvida à natureza após um ano de reabilitação


Foto: Polícia MilitarDivulgação

Uma onça-parda foi devolvida à natureza após um ano de reabilitação. Atropelada por um trator, ela foi resgatada e recebeu tratamento no Instituto Mata Ciliar, localizado em Jundiaí, no interior de São Paulo.

Serena, como passou a ser chamada a onça durante sua passagem pelo Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), foi solta na última terça-feira (12) em uma reserva ecológica em Sacramento, próxima à Serra da Canastra, em Minas Gerais.

O atropelamento que vitimou a onça aconteceu no município mineiro de Comendador Gomes. Ainda filhote, Serena tinha apenas três meses de vida quando foi atropelada. Segundo informações do G1, o animal foi encontrado com uma fratura no braço esquerdo e traumatismo cranioencefálico grave. Levada ao Hospital Veterinário de Uberaba em 2019, tornou-se o xodó dos profissionais do local.

Foto: Polícia MilitarDivulgação

Na unidade de saúde, Serena foi tratada por quatro meses, recebendo cuidados diários. Quando recebeu alta, os profissionais fizeram uma festa de despedida para ela, com direito a bolo e cartas de alunos de uma escola do município.

Finalizado o tratamento veterinário, a onça foi transferida para Jundiaí para que o processo de reabilitação fosse iniciado. Ela permaneceu no local até esta semana, quando foi considerada apta a retornar à natureza.

O procedimento de soltura do animal contou com a participação dos policiais do 1º e do 2º pelotão da 5ª Companhia de Meio Ambiente, além de uma equipe de veterinários do HVU e de profissionais do Instituto Mata Ciliar.

Foto: Hospital Veterinário de Uberaba/Divulgação

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

APELO

RECOMEÇO

BARBÁRIE

SEGUNDA CHANCE

INSPIRAÇÃO

DESCARTE IRRESPONSÁVEL

BOA AÇÃO

CHINA

HEROÍNA

FINAL FELIZ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>