Cães são capturados de forma agressiva por agentes da Prefeitura de Cabrobó (PE)


Reprodução/Vídeo/Instagram/Goretti Queiroz

Funcionários da Prefeitura de Cabrobó, em Pernambuco, foram filmados submetendo cães abandonados a maus-tratos ao capturá-los de maneira agressiva. As imagens chegaram até a vereadora do Recife Goretti Queiroz (PSB), que encaminhou um ofício ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), nesta terça-feira (5), solicitando que providências sejam tomadas. O MPPE ainda não se posicionou.

O vídeo (veja abaixo) foi divulgado nas redes sociais. Nele, é possível ver um cachorro sendo capturado pelos agentes com agressividade e jogado feito lixo dentro de um automóvel.

Queiroz reforçou que a prática de maus-tratos está evidente. “As imagens são chocantes. Os animais sendo tratados como lixo. Não consegui nem assistir o vídeo todo. É importante lembrar que cometer qualquer ato de maus-tratos nos animais é crime. Estamos protegidos pela Lei n° 9.605, artigo 32, que nos garante isso. Atualmente, a pena prevista na lei é de três meses a um ano de detenção, além de multa, mas estamos brigando no Senado Federal para que a pena seja maior e garanta a prisão de quem cometer qualquer tipo de crueldade com um animal”, disse.

Apesar de ser vereadora no Recife, a parlamentar decidiu agir para defender os animais por conta de seu ativismo em prol deles. Há mais de 10 anos Goretti faz parte da causa animal.

“É inadmissível que esse tipo de captura a animais ainda ocorra. Costumo falar que a causa animal não tem fronteira, sou vereadora do Recife, mas não poderia ver isso e não fazer alguma coisa. Por isso, encaminhei o ofício ao MPPE solicitando máxima urgência nos esclarecimentos sobre o caso. Quero saber qual é a razão da captura dos animais, qual o método aplicado e, principalmente, qual a habilitação que esses profissionais têm para lidar com os animais”, informou.

A vereadora solicitou ainda que seja informado o local para onde os animais foram levados.

“Quero saber quais as condições sanitárias do local, se esses animais estão sendo alimentados, quem são os profissionais que estão à frente da ação e se há laudos dos médicos veterinários informando sobre a condição da chegada e saída desses animais”, explicou.

Confira o vídeo abaixo. As imagens podem ser fortes para pessoas mais sensíveis.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AVANÇO

COMPORTAMENTO

'SAVE RALPH'

ÍNDIA

REVOLTA

AÇÃO SOCIAL

MÉXICO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>