EnglishEspañolPortuguês

Seres humanos são os únicos responsáveis pela pandemia de Covid-19

29 de abril de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Um artigo publicado pela Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas em Serviços de Biodiversidade e Ecossistemas (IPBES, na sigla em inglês) aponta que os seres humanos são os únicos responsáveis pela pandemia de Covid-19 e alerta que as escolhas que fazemos hoje impactarão positivamente ou negativamente no futuro.

O estudo foi escrito pelos professores Josef Settele, Sandra Díaz, Eduardo Brondizio e Dr. Peter Daszak e aponta que pandemias recentes são uma consequência direta da atividade humana – particularmente nossos sistemas financeiros e econômicos globais, baseados em um paradigma que valoriza o dinheiro a qualquer custo.

Segundo os pesquisadores: “Nossas ações impactaram significativamente mais de três quartos da superfície terrestre da Terra, destruíram mais de 85% das áreas úmidas e dedicaram mais de um terço de toda a terra e quase 75% da água doce disponível às lavouras e à produção animal”, afirmam.

E completam: “Desmatamento desenfreado, expansão descontrolada da agricultura, agricultura intensiva, mineração e desenvolvimento de infra-estrutura, bem como a exploração de espécies selvagens criaram uma ‘tempestade perfeita’ para a disseminação de doenças da vida selvagem para as pessoas”, salientam.

Eles abordam ainda a questão do tráfico de animais: “Acrescente a isso o comércio não regulamentado de animais silvestres e o crescimento explosivo das viagens aéreas globais e fica claro como um vírus que antes circulava inofensivamente entre uma espécie de morcego no sudeste da Ásia já infectou mais de 2 milhões de pessoas”.

Para os cientistas, estes dados deixam claro a “mão humana em emergências pandêmicas” e salientam que esse pode ser apenas o começo, pois existem mais de 1,7 milhões de vírus não identificados que podem ser transferidos de animais para seres humanos e ainda sofre mutações causando incontáveis doenças.

Luz no fim do túnel

Os cientistas acreditam que é preciso adotar três posturas para evitar novas pandemias. A primeira é adotar regulamentações ambientais rígidas e investir em empresas sustentáveis. A segunda é adotar a abordagem “uma saúde”, reconhecendo as complexas interconexões entre a saúde de pessoas, animais, plantas e nosso ambiente compartilhado.

Em terceiro e último, o cientistas sugerem maior capacitação e investimento nos sistemas de saúde de todo o mundo, pois a pandemia de Covid-19 deixou claro o despreparo para o controle da doença. Segundo os pesquisares, esse é o “investimento vital” que exige “reorganização fundamental em todo o sistema de fatores tecnológicos, econômicos e sociais, incluindo paradigmas, metas e valores, promovendo responsabilidades sociais e ambientais em todos os setores”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo