EnglishEspañolPortuguês

Primatologista Jane Goodall diz que devemos deixar os animais em paz

1 de abril de 2020
3 min. de leitura
A-
A+

Considerando a origem e as consequências da pandemia de coronavírus, este mês a famosa primatologista Jane Goodall, de 85 anos, protagonizou um vídeo disponibilizado no YouTube em que pede que os animais sejam deixados em paz.

Esperança para humanos e não humanos

Depois de lamentar pelas perdas e pelo sofrimento das pessoas em consequência da covid-19, ela diz que tem esperança e está orando para que esse pesadelo chegue logo ao fim. No vídeo, ela também ressalta que faz o mesmo pelos animais silvestres que estão sendo capturados e mantidos em terríveis condições para serem reduzidos à comida ou usados, sem qualquer comprovação científica, na tentativa de cura de doenças ou apenas para tentar garantir força ou virilidade.

“Nosso relacionamento muito próximo com animais silvestres nos mercados ou quando os usamos para entretenimento, desencadeou o terror e a miséria de novos vírus” (Foto: Instituto Jane Goodall)

“Muitas espécies de animais e plantas foram extintas. E nosso relacionamento muito próximo com animais silvestres nos mercados ou quando os usamos para entretenimento, desencadeou o terror e a miséria de novos vírus. Vírus que existem em animais sem prejudicá-los, mas ganham outras formas para nos infectar com novas doenças como ebola, sars, mers e, agora, o coronavírus.”

Mostremos compaixão pelos animais

E continua: “Temos cérebros incríveis. Somos capazes de amar e ter compaixão uns pelos outros. Também mostremos amor e compaixão pelos animais que estão conosco neste planeta. Vamos todos viver juntos em paz e harmonia.”

A primatologista enfatiza ainda que precisamos entender que todos os animais sentem dor e sofrem da mesma forma que os humanos. Jane Goodall frisa que quando destruímos o habitat de animais silvestres, algo que também está associado ao surgimento de novas doenças que atingem humanos, favorecemos a crise climática. Além disso, considerando inúmeros estudos recentesdocumentários e até mesmo um vídeo produzido pelo Google, não é nenhuma novidade que o desmatamento no mundo hoje tem relação com a agropecuária.

Inclusive um internauta comentou no vídeo no canal do Instituto Jane Goodall que não podemos deixar de estender nossa preocupação a animais como frangos, galinhas, porcos, bovinos, ovinos, caprinos e peixes, entre outros animais reduzidos a produtos.

Vegetariana por respeito aos animais

Em 14 de janeiro de 2016, Jane Goodall concedeu uma entrevista ao Democracy Now, e disse que assim como não comeria seu cachorro, não seria capaz de comer a carne de outros animais.

“Sou vegetariana porque, você sabe, respeito os animais. Sei que todos eles são indivíduos”, declarou e acrescentou que porcos são animais mais inteligentes do que muitos cães. Jane destacou que vê com estranheza quando alguém diz que não acredita que o mundo está passando por mudanças climáticas em decorrência da displicência humana em relação aos animais e ao meio ambiente.

“Esse vasto impacto está sendo causado pela agropecuária. E a fim de alimentar bilhões e bilhões de bois, vacas, porcos, frangos, galinhas. Mesmo que você não se importe com a crueldade, mesmo que se recuse a admitir que esses indivíduos têm sentimentos, que sentem dor e têm emoções, você tem que admitir que grandes florestas são destruídas para cultivar grãos para alimentá-los. A pecuária está transformando florestas em pasto”, reclamou em entrevista ao Democracy Now.

Para conhecer mais sobre a história de Jane Goodall, clique aqui e/ou aqui.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo