EnglishEspañolPortuguês

Incêndios próximos a Chernobyl tornam a poluição atmosférica de Kiev a pior do mundo

23 de abril de 2020
3 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Os incêndios florestais que estão devastando o Norte da Ucrânia e se aproximam dos arredores de uma antiga usina nuclear de Chernobyl transformaram a qualidade do ar de Kiev, a capital ucraniana, na pior do mundo. A informação foi dada pelo serviço de monitoramento suíço IQAir, que aponta que a cidade apresentou o pior indício de poluição atmosférica do planeta, superando as cidades chinesas Hangzhou, Chongqing e Xangai.

O ministério da Saúde da Ucrânia afirma que não há risco de radiação, mas a fumaça oriunda das chamas pode trazer danos à saúde. “Esta fumaça pode causar dores de cabeça, tosse, dificuldade respiratória, irritação ocular, inflamação da mucosa do nariz e da laringe e uma série de doenças e alergias”, informou o órgão. Kiev possui uma população de 3,7 milhões de habitantes.

Entenda

Os incêndios florestais que estão devastando o Norte da Ucrânia estão se aproximando de uma usina nuclear abandonada de Chernobyl. O operador de turismo Yaroslav Emelianenko, disse em entrevista à BBC, que as chamas estão a apenas 2 km de um reator repleto de resíduos perigosos.

O Greenpeace denuncia que a gravidade dos incêndios é muito maior do que está sendo divulgado pelo governo. Segundo a organização, o fogo já devastou cerca de 34 mil hectares de florestas. O habitat de milhares de animais e espécies vegetais foi completamente destruído.

A usina nuclear de Chernobyl fica próxima à cidade de Pripyat, de onde o fogo se aproxima. Os locais estão abandonados desde 1986 e atualmente são umas das principais fontes de turismo da região. Empresas organizam visitas guiadas que ficaram ainda mais populares após uma série exibida na HBO.

Segundo autoridades ucranianas, o incêndio começou no dia 04 de abril após um homem incendiar um local com grama seca. A vegetação atuou como um catalisador e as chamas não pararam de crescer desde então. Mais de 300 bombeiros foram destacados para controlar o fogo.

Seis helicópteros e aviões estão oferecendo suporte aéreo. Ainda não há qualquer confirmação se os esforços para controlar os incêndios estão surtindo efeito. Além do risco de Chernobyl, há também uma densa nuvem de fumaça que está indo em direção à capital, Kiev.

Após a explosão em Chernobyl, uma grande nuvem radioativa pairou sobre uma grande área da Europa. Área ao redor da usina foi gravemente afetada e foi instituído que ninguém pode morar a menos de 30 km do local. Chernobyl continuou ativa e gerou energia até seu último reator ser encerrado.

Atualmente, o local é habitado apenas por espécies silvestres que tentam recuperar seus habitats. Uma grande matilha de cães selvagens vive no local e são descentes dos cachorros que sobreviveram ao desastre. Organizações internacionais reúnem esforços para salvá-los.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo