Estudo

Cavalos e cães usam expressões faciais para se comunicar durante brincadeiras

Para obter resultados sobre o tema, pesquisadores analisaram 20 vídeos de cavalos e cães brincando por no mínimo 30 segundos

Foto: Sercan Kucuksahin/Anadolu Agency via AFP/Arquivo
Foto: Sercan Kucuksahin/Anadolu Agency via AFP/Arquivo

Um estudo da Universidade de Pisa, na Itália, publicado na revista “Behavioral Processes”, concluiu que cachorros e cavalos imitam as expressões faciais uns dos outros para se comunicarem durante brincadeiras.

Estudos já fizeram descobertas semelhantes sobre primatas, cães domesticados, suricatos e ursos-malaios. O novo estudo, porém, pode indicar que existem padrões estabelecidos para uma “linguagem universal da diversão”.

“Brincadeiras são uma atividade recorrente para mamíferos e aves, e representam um campo em que é possível desenvolver um caminho comum para comunicação”, afirmou uma das autoras do estudo, a pesquisadora Elisabetta Palagi, sociobiologista da Universidade de Pisa. As informações são do G1.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

Foram usados 20 vídeos de cavalos e cães brincando por no mínimo 30 segundos, sem interação humana, para avaliar o comportamento dos animais.

Os pesquisadores também descobriram que cães e cavalos mantêm suas bocas abertas e relaxadas constantemente, uma reação considerada comum entre mamíferos durante brincadeiras. Se colocar em posições vulneráveis, rolando e expondo a barriga e o pescoço, também foi uma atitude verificada pelo estudo.

A suspeita dos cientistas é de que as brincadeiras estejam relacionadas com o desenvolvimento de habilidades sociais e de caça, além de servirem para aliviar o estresse dos animais.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui