EnglishEspañolPortuguês

Covid-19: pangolim, vítima da interferência humana na natureza

5 de abril de 2020
2 min. de leitura
A-
A+

Pangolins são animais pré-históricos que habitam o planeta há mais de 80 milhões de anos. Eles sobreviveram por tanto tempo porque não têm predadores naturais e fazem o que podem para não ter contato com outras espécies. São criaturas reclusas que vivem no subsolo e em cavernas na África e na Ásia.

Se somarmos a quantidade de elefantes, rinocerontes e leões mortos por caçadores, ainda não nos aproximaremos da quantidade de pangolins mortos (Foto: Reuters)

Suas escamas são como armaduras e impossíveis de serem rasgadas até mesmo por leões adultos. Ainda assim o ser humano conseguiu fazer desse animal a maior vítima mamífera do tráfico de animais.

Entre os anos de 2000 e 2018 foram capturados e mortos mais de um milhão de pangolins e apenas para a extração de queratina de suas escamas – que são semelhantes à queratina que encontramos em nossas unhas.

Se somarmos a quantidade de elefantes, rinocerontes e leões mortos por caçadores, ainda não nos aproximaremos da quantidade de pangolins mortos.

Atualmente, existe a hipótese de que o coronavírus possa ter surgido a partir da intervenção humana no ciclo de vida dos pangolins, tornados hospedeiros do vírus.

Se isso for confirmado mesmo, como ignorar que o maior semeadouro de doenças de origem não humana é a humanidade? Hoje temos um número crescente de transferências de doenças animal-humana que não existia em outros períodos da história.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo