EnglishEspañolPortuguês

“Vamos substituir animais como alimentos até 2035”

3 de abril de 2020
2 min. de leitura
A-
A+

A promessa do título foi feita pelo CEO da norte-americana Impossible Foods, Patrick O. Brown, em entrevista concedida ao site de finanças MarketWatch e publicada esta semana em vídeo.

Maior número possível de alternativas à carne 

Brown é da opinião de que criando alternativas à base de vegetais para todos os tipos de carnes mais consumidas que estão no mercado global hoje, e com sabor, textura e preço que conquistem o consumidor, não haverá mais motivos para as pessoas continuarem se alimentando de animais – nem mesmo aquelas que não se imaginam abdicando desse consumo – e esta é a meta até 2035.

Para alcançar esse objetivo, o CEO da Impossible Foods, que vê um futuro mais promissor e inovador em relação às imitações de carne, diz que é preciso ampliar o ritmo de pesquisa e produção de alternativas à carne para que a cada ano seja possível dobrar o número de vendas e de produção pelos próximos 15 anos.

“Não há dúvida de que o que está limitando nossa expansão com os produtos que já somos capazes de produzir não é a demanda, não é realmente o acesso aos canais de distribuição, é a nossa capacidade de produção em escala.”

Produção em escala faz parte do conceito de economia de escala, em que se utiliza novos meios para reduzir o custo médio de um determinado produto, permitindo assim sua expansão em novos mercados e mais acesso por parte dos consumidores.

Impacto da pecuária no meio ambiente

Recentemente, Patrick O. Brown participou de um vídeo da ONU em que defende que a exploração de animais para a alimentação é o maior dos desafios ambientais.

“Esqueça a imagem das usinas hidrelétricas, elas não chegam nem perto. Mas é curioso que elas tenham tal oponente. Não existe nenhum cenário para prevenir as catastróficas mudanças climáticas em que não haja uma ampla redução na escala da pecuária.”

Com mais investimentos, a Impossible Foods, que se prepara para lançar no mercado uma alternativa à carne de porco, que vem em boa hora, levando em conta também a associação da carne de porco com a gripe suína, está começando a reduzir os custos de produção e venda de seus produtos, chegando, por enquanto, a 15%.

A princípio, a redução é uma forma de conquistar mais distribuidores e favorecer maior circulação do produto no mercado de food service. Com isso, a startup mais conhecida pelo Impossible Burger pode atingir um novo patamar de consumo, ainda que seus produtos já sejam oferecidos em milhares de estabelecimentos só nos EUA.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo