EnglishEspañolPortuguês

Trinta cães são abandonados em imóvel no centro do Recife (PE)

11 de março de 2020
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Humberto Leão

Cerca de 30 cães foram encontrados em um imóvel abandonado na Rua Velha, centro do Recife. A grande maioria com doenças de pele e anemia. Cães com fome e sede. Um cenário de horror encontrado por comerciantes e moradores do local que, assim que descobriram o caso, há cerca de uma semana, acionaram a polícia e a imprensa.

A denúncia chegou à vereadora e ativista da causa animal Goretti Queiroz (PSB), na última quarta-feira. “Eu estava indo para uma reunião de trabalho quando vi a notícia em um programa de televisão. Na hora não tive dúvida, entrei em contato com a minha equipe e iniciamos uma força tarefa no local. No mesmo dia estive na casa e levei mais de 50kg de ração, além de atendimento de veterinários voluntários para os animais”, disse.

Foto: Humberto Leão

Os comerciantes do local encaminharam uma denúncia a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma) e seguem aguardando o desfecho do caso. Segundo os comerciantes, os animais foram deixados no imóvel por uma senhora que mora próximo da área.

“É importante que as pessoas denunciem esse tipo de caso. Quando entramos no local nos deparamos com os animais em uma situação deplorável. Todos magros, com doenças de pele, anêmicos, sem força até para andar. Sem falar que a casa está suja, com fezes e urina dos cães em todo o local”, revelou a vereadora.

Desde que soube do caso, Goretti já realizou o resgate de 10 animais, que foram levados para clínicas veterinárias parceiras. Três desses cães já estão disponíveis para adoção. A equipe do gabinete da vereadora também encaminhou, na tarde dessa segunda-feira (09), dois animais para o Centro de Vigilância Ambiental, para o início do tratamento médico.

Foto: Humberto Leão

A prefeitura do Recife esteve no local, através da Secretaria Executiva de Direito dos Animais (SEDA-PE), e entregou uma notificação ao proprietário do galpão. Segundo a PCR, os animais deverão ser removidos para uma ONG, com apoio do CVA (remoção e transporte) e da SEDA (cuidados clínicos, vacinas e todos os procedimentos necessários de saúde no Hospital Veterinário do Recife).

Goretti fez um apelo à população. “Estamos, desde a semana passada, colocando a mão na massa e cuidando desses cães, mas precisamos que as pessoas nos ajudem com lar temporário e doação de ração para esses animais. E vou cobrar, claro da prefeitura um trabalho no local para a retirada imediata desses cães. Infelizmente não conseguirei ajudar todos sozinha, preciso de ajuda.”, finalizou.

Foto: Humberto Leão

As doações podem ser entregues a Lucas Menezes, na Rua Velha. Quem quiser ajudar com lar temporário pode entrar em contato com Lucas pelo número: 81 99739.5667.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


    Você viu?

    Ir para o topo