EnglishEspañolPortuguês

Mulher é filmada abandonando cadela em frente a abrigo

11 de março de 2020
5 min. de leitura
A-
A+
Reprodução | Instagram

Jane Haddad, umas das fundadoras da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), filmou o momento em que mulher abandona covardemente uma cadelinha na porta do abrigo da organização. A ativista tenta conversar com a tutora do animal e explica que a Apipa não tem condições de acolher mais animais devido à superlotação, mas a mulher entra no carro e deixa a cachorrinha para trás.

No vídeo, é possível ouvir Jane explicando que a atitude da mulher é crime. “A gente não pode receber animais que têm tutor. A senhora é responsável por ela. Soltou a cadela aqui no meio da rua. A senhora veio abandonar na nossa porta. A senhora está sendo irresponsável. Eu vou lhe denunciar”, disse. A cadelinha olha a situação e parece visivelmente perturbada e assustada.

Veja o vídeo abaixo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

O que dizer em uma hora dessas? Que tipo de pessoa é capaz de abandonar seu animal na porta de um abrigo, alegando que esta de mudança? Hoje, nos deparamos, mais uma vez, com esta triste realidade… Avisamos que não havia vagas e que não temos como nos responsabilizar por animais que possuem tutor, que poderíamos ajudar de outra forma, mas a mesma não quis diálogo, abandonou e foi embora, e ainda avisou que voltará com mais dois cachorros… Como todos sabem, estamos passando por dificuldades. O que arrecadamos mensalmente raramente cobre nossas despesas mensais. Ração entre outros itens básicos, estão sempre faltando e acabamos sempre recorrendo a pedidos de ajuda. Precisamos URGENTEMENTE, que as pessoas tomem consciência de que os animais não são objetos e que os mesmos não podem ser descarados por motivos torpes. Até quando??

Uma publicação compartilhada por APIPA (@apipaoficial) em

Em uma entrevista ao portal Cidade Verde, Jane conta que tentou convencer a tutora da cachorrinha que existem outras formas de resolver a situação. “Eu explicava que o abrigo está lotado e ela não podia deixa-lo lá, que eu podia ajudá-la de alguma forma, até mesmo procurando um lar temporário, mas ela alegou que ia viajar e que ainda tinha mais dois para jogar”, afirmou.

Muito assustada, a cachorrinha, que teve a guia retirada pela própria tutora fugiu e está perdida no bairro Uruguai, em Teresina (PI). “Não conseguimos pegá-lo porque a tutora tirou a guia e quando fomos nos aproximar, ele saiu. Ainda fomos tentar resgatá-lo, mas lá próximo tem uma universidade, o trânsito estava engarrafado e ele sumiu. A atitude dela foi uma tremenda irresponsabilidade e ele ainda estava cheio de carrapato. Continuamos rodando para ver se o encontramos”, lamentou Jane.

Crime

No Brasil, crimes contra animais estão previstos na lei 9.605 de 1998. Uma vez acusado, o responsável pode ser punido com multa e até um ano de detenção. No entanto, em uma entrevista à Agência de Notícias de Direitos Animais, o advogado criminalista e consultor da ANDA Sérgio Tarcha explica que existe um novo projeto que torna a pena de crimes de maus-tratos mais rigorosa.

Segundo Tarcha, apesar de trazer avanços, crimes contra animais ainda não são vistos com gravidade pela Justiça. “A pena, hoje, é de 3 meses a 1 ano de detenção, ou seja, é nada. A lei que regula a matéria é a lei de crimes ambientais, 9.605/98, a nova lei, 11.210/18, que já foi aprovada pelo senado eleva para 1 a 4 anos de detenção, mais a multa. Ainda continua muito branda a legislação, em outros países é muito mais severo”, disse.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo