EnglishEspañolPortuguês

Gorila retorna à natureza depois de entrar em santuário de primatas na África

5 de março de 2020
3 min. de leitura
A-
A+

Atraído pelo cheiro de fêmeas resgatadas por ONG localizada em Camarões, o gorila só estava tentando formar uma família

Gorila Freedom invadiu santuário de primatas em busca de uma fêmea. Foto Ape Action Africa

A Ape Action Africa (Ação pelos Grandes Primatas da África), em Camarões, salva gorilas e chimpanzés dos caçadores que comercializam suas carnes ou vendem os filhotes como animais domésticos. Num trabalho inédito da ONG, um gorila da planície que invadiu o santuário pode ser capturado com tranquilizantes e, depois de alguns meses, devolvido à natureza numa região mais segura.

A ação envolveu uma série de procedimentos que nunca tinham sido testados pela ONG. O jovem gorila foi apelidado de Freedom (Liberdade) por se tratar de um animal que já vivia em liberdade. Ele foi solto no início de março deste ano.

“A Ape Action Africa se tornou o primeiro santuário no Camarões a devolver à natureza um gorila da planície ocidental. O retorno de Freedom foi um grande empreendimento. Estamos incrivelmente orgulhosos de nossa equipe e extremamente gratos a todos que trabalharam conosco para alcançar esse sucesso na conservação”, declara a ONG em seu site.

A história de Freedom teve início em agosto de 2019 quando um dos funcionários da ONG notou um gorila adulto do lado de fora de um dos recintos florestais do santuário. A equipe entrou em estado de emergência.

“O protocolo de fuga foi imediatamente colocado em ação e a equipe se esforçou para identificar o indivíduo que teria fugido de um dos quatro recintos de gorilas. Quando foi relatado que cada um dos 25 gorilas resgatados do santuário continuava em seus grupos, só podíamos pensar que a contagem dos primatas estava errada ou que tinha sido um alarme falso”, esclarece a entidade.

Os gorilas da planície não se reproduzem com parentes. Quando atingem maturidade sexual abandonam sua família e saem em busca de fêmeas em outros grupos. Foto Skeeze/Pixabay

Mas depois a ONG constatou que um jovem gorila, entre 15 e 17 anos de idade, estava se fato rodeando o santuário: “O solteirão certamente deixou seu grupo natal ao atingir a maturidade sexual para formar seu próprio grupo familiar. Viajando pela floresta em busca de fêmeas, o cheiro das gorilas resgatadas e que estão aos cuidados da Ape Action Africa o atraiu”.

Em 23 anos de trabalho, foi a primeira vez que uma situação desse tipo ocorreu no santuário e a ONG não tinha como saber da onde o gorila era originário. “Infelizmente, o desmatamento em larga escala significa que ele havia entrado em uma área dos Camarões onde os gorilas selvagens não têm mais um habitat seguro. Para a segurança desse macho solitário, bem como das pessoas que moram dentro e ao redor do parque onde fica o santuário, a equipe não teve escolha senão tranqüilizar o gorila e protegê-lo em uma de nossas gaiolas satélites vazias”, explica a entidade.

O procedimento foi adotado como temporário, pois, o intuito era localizar um lugar seguro para soltar Freedom. A equipe do Ape Action Africa começou a entrar em contato com autoridades a fim de obter financiamento para cobrir os enormes custos da operação. O gorila ficou no santuário até que, no início deste mês, finalmente, foi concretizada a ação para sua devolução à natureza. A ONG depende de doações e em seu site há outras histórias emocionantes de primatas. Acesse AQUI

Fátima ChuEcco é jornalista ambientalista e atuante na causa animal

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

Ir para o topo