EnglishEspañolPortuguês

Conheça cinco motivos para você ser vegano

1 de março de 2020
3 min. de leitura
A-
A+

Há muitos motivos para alguém se tornar vegano, mas hoje listamos apenas cinco para estimular reflexão sobre o assunto e considerar uma transição:

CARNE

Sem morte, não há consumo de carne, o que significa que animais foram privados de suas próprias vidas para que muitos tenham o conforto de ir ao açougue comprar carne, sem que seja necessário testemunhar ou considerar a crueldade do abate – que não deixa de existir só porque o ignoramos. Será que vale a pena financiar sofrimento e morte de animais apenas porque queremos consumir carne? O custo envolve não apenas dinheiro, mas tiros, pancadas, choques e degola de animais.

LEITE

A produção de leite está associada ao condicionamento das vacas, modificação genética e inseminação artificial. Quem gostaria de se submeter a isso? Animais são obrigados a entrarem em gestação, procriarem e produzirem leite apenas para benefício humano. Além de uma vida baseada em longos períodos de ordenha, os bezerros são separados da vaca e abatidos, assim como suas mães quando consideradas “inúteis” para a indústria leiteira, o que costuma ocorrer quando elas têm cinco anos ou menos.

OVO

Não há problema em consumir ovos? Não é bem assim. Uma galinha utilizada na indústria de ovos costuma viver por período de apenas 12 a 18 meses antes de ser “descartada”. Assim como ocorre na indústria leiteira, a queda na produção é um dos fatores mais determinantes para o abate dessas aves com expectativa de vida de pelo menos dez anos. Nessa indústria, os pintinhos machos são mortos logo após o nascimento por não serem considerados bom investimento para a produção de carne.

TESTE EM ANIMAIS

O mundo está mudando, mas infelizmente ainda temos muitos produtos testados em animais. Para avaliar se um produto é seguro para consumo humano, animais passam por testes de toxicidade que envolvem envenenamento. Ou seja, são obrigados a ingerir ou inalar uma determinada substância. Ainda que os animais se sintam muito mal, eles são privados de qualquer anestesia ou medicamento que ajude a aliviar a dor. Então é importante não consumir produtos testados em animais.

MEIO AMBIENTE

Não é novidade que a agropecuária gera impacto ambiental. A ONU, estudos da Universidade de Oxford e documentários como “Sob a Pata do Boi” e “Carne: Uma Ameaça ao Nosso Planeta?”, da BBC, destacam isso ofertando dados consistentes, que apontam o impacto do desmatamento no Brasil em consequência da produção de alimentos de origem animal, e isso não apenas na Amazônia, mas em vários biomas brasileiros, e com impacto também bastante significativo no cerrado, onde há apenas 20% de vegetação em condições saudáveis de conservação. Segundo relatório da WWF-Brasil, mais da metade do bioma foi convertido principalmente em atividades agropecuárias.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo