EnglishEspañolPortuguês

Cinquenta tartarugas-estrela ameaçadas de extinção são salvas de contrabandistas

21 de março de 2020
2 min. de leitura
A-
A+

Os animais ficaram em quarentena antes de serem novamente devolvidos à natureza

Tartaruga-estrela. Foto Wildlife SOS

Um incrível operação e resgate envolveu a ONG Wildlife SOS e o Departamento Florestal de Cingapura. Cinquenta tartarugas-estrela, ameaçadas de extinção e originárias da India estavam nas mãos de traficantes de animais.

Após meses de negociações e aprovações das agências governamentais de Cingapura e Índia, as tartarugas foram transportadas de volta para a Índia, onde completaram um período de quarentena obrigatório. Elas foram então liberada numa área onde foi possível o monitoramento de saúde e comportamento.

E recentemente, os animais puderam ser finalmente totalmente livres na natureza, porém carregando etiqueta de satélite: “É a primeira vez que a Wildlife SOS implementa ferramentas para estudo de telemetria por satélite em animais resgatados do comércio ilegal de animais silvestres”, disse a ONG ao portal One Green Planet.

As etiquetas de satélite anexadas a algumas das tartarugas indicam seu padrão de movimento, ritmo e localização usando localizações de satélite. Como parte da pesquisa, fatores como condição de saúde, peso corporal, padrões de comportamento e adaptação à forragem silvestre também podem ser registrados.

Segundo a Wildlife SOS, as tartarugas não teriam sido capazes de viver em estado selvagem novamente se não fosse pelo trabalho de recuperação em área controlada. “O comércio ilegal de animais silvestres afeta um quinto dos vertebrados terrestres e está levando muitas espécies à extinção. Mas essas tartarugas sobreviverão, com uma pequena ajuda de pessoas gentis”, comentou a ONG.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

Ir para o topo