Pesquisadores acreditam que cães possam detectar a covid-19 da mesma forma que já percebem outras doenças


A instituição Medical Detection Dogs (Cães de Detecção Médica) está pesquisando a hipótese dos cães desempenharem um papel na prevenção da propagação do coronavírus

Foto-Rabe/Pixabay

Segundo alguns cientistas, os cães têm capacidade natural para detectar doenças como câncer e diabetes pelo olfato. Agora alguns pesquisadores estão vendo a possibilidade dessa habilidade olfativa ser também capaz de detectar o coronavírus. “Sabemos que outras doenças respiratórias, como a Covid-19, mudam o nosso odor corporal, por isso há uma grande chance de que os cães sejam capazes de detectá-la”,  explicou o professor James Logan, chefe do departamento de controle de doenças da LSHTM – Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.

“Um estudo anterior demonstrou que cães podem detectar, por exemplo, uma infeção por malária, com uma precisão extremamente alta – acima dos padrões da Organização Mundial de Saúde para um diagnóstico”, argumentou o especialista no site da instituição britânica Medical Detection Dogs (Cães de Detecção Médica) que se dedica há anos à investigação científica do olfato dos cães. Por meio de uma abordagem rigorosa, produziu vários artigos de pesquisa que apoiam a sua convicção de que cada doença tem o seu odor único.

Agora a Medical Detection Dogs vai trabalhar em parceria com (LSHTM) e a Universidade de Durham, no Reino Unido. “À princípio, temos certeza de que os cães poderiam detectar a Covid-19.  Estamos agora analisando como podemos captar com segurança o odor do vírus dos pacientes e apresentá-lo aos cães”, explica Claire Guest, da Medical Detection Dogs.

Caso fique provado que os cães podem identificar pessoas com a covid-19, eles poderão perceber infectados nos aeroportos e outros espaços públicos.  “O objetivo é que os cães sejam capazes de examinar qualquer pessoa, incluindo aqueles que estão assintomáticos. Isso seria rápido, eficaz e não invasivo, garantindo que os limitados recursos de testes dos serviços de saúde sejam utilizados apenas onde são realmente necessários”, acrescenta. As informações são da revista Veterinária Atual.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PUNIÇÃO

MAUS-TRATOS

SEGUNDA CHANCE

CENSURA

DESPERTAR

PROTEÇÃO

HOLOCAUSTO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>