EnglishEspañolPortuguês

População de rinocerontes-negros cresce 2,5% a cada ano desde 2012

23 de março de 2020
2 min. de leitura
A-
A+

Os principais meios de preservação da espécie tem sido por meio de cuidados com as espécies existentes e aplicação de leis mais duras e severas para caçadores.


Foto: Pixabay

Novos dados publicados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), apontam que a população de rinocerontes-negros da África tem crescido continuamente nos últimos anos. Segundo a pesquisa, estima-se que o aumento da espécie foi de 2,5% ao ano entre 2012 e 2018.

Apesar de ser um crescimento lento, os esforços que as organizações têm realizado para combater a extinção dos rinocerontes-negros devem ser levados em conta. As principais ações para a conservação da espécie são realizadas por meio de cuidados com os espécimes existentes e também com a aplicação de leis mais severas contra caçadores.

Segundo o diretor geral da IUCN, Grethel Aguilar, ao todo existem 5.630 rinocerontes vivendo na selva africana atualmente: “A lenta recuperação contínua das populações de rinocerontes-negros é um testemunho dos imensos esforços feitos nos países em que as espécies aparecem e um lembrete poderoso para a comunidade global de que a conservação funciona”, comemora Grethel.

O diretor ainda enfatiza que mesmo com os esforços da preservação e com os dados positivos que se tem obtidos, ainda é muito cedo para dizer que os rinocerontes estão salvos da extinção: “É essencial que as medidas em vigor contra a caça e o gerenciamento intensivo e proativo da população continuem, com o apoio de atores nacionais e internacionais. É evidente que não há espaço para complacência, pois a caça e o tráfico continuam sendo ameaças graves”, conclui Grethel.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo