EnglishEspañolPortuguês

Cerca de 70% das terras agrícolas da UE são destinadas à pecuária

16 de março de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

De acordo com um relatório concluído em fevereiro pelo Greenpeace, pelo menos 71% das terras agrícolas dos países que compõem a União Europeia (UE) são destinados à pecuária.

Segundo a pesquisa, são 125 milhões de hectares utilizados para criação de animais e produção de alimentos para esses animais. “O Eurostat mostrou que 72% dos produtos pecuários europeus vêm das maiores fazendas da Europa”, informa.

Ainda assim, o setor recebe até 32 bilhões de euros em subsídios, o que chega a até 20% do orçamento total da União Europeia.

O diretor de política agrícola do Greenpeace, Marco Contiero, qualificou o fato como uma irresponsabilidade, considerando que cientistas têm alertado a população sobre a importância de se cortar a carne para evitar desastres ambientais.

“É loucura despejar um bom dinheiro considerando o mal causado pela criação industrial de animais”, disse Contiero. Segundo a entidade, a UE deve motivar os agricultores a migrarem para uma agricultura ecológica que proteja o meio ambiente, o clima e a saúde.

“Enquanto as pequenas propriedades estão desaparecendo a taxas alarmantes, o dinheiro público incentiva as maiores a crescerem, e isso precisa parar.”

O Greenpeace destaca ainda que tais descobertas ocorrem em meio a evidências científicas crescentes dos danos causados ao clima, ao meio ambiente e à saúde pública a partir da produção e consumo de carne e laticínios.

Realidade brasileira

Em 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o Brasil, que hoje tem uma criação comercial de 213,5 milhões de bovinos, já contava com mais de 350 milhões de hectares ocupados pela agropecuária – mais de 40% do território brasileiro.

Agora imagine 93% desses animais ocupando pastagens em um país onde cada boi utiliza, em média, 1,2 hectare, conforme dados da Embrapa. Isso significa, 256,2 milhões de hectares do território brasileiro destinados somente à criação de bovinos para consumo, onde florestas de diferentes biomas foram derrubadas.

Convertendo áreas de pastagens em quilômetros quadrados, chegamos ao total de 2,562 milhões, que ultrapassa 30% da extensão territorial do Brasil, que é de 8,511 milhões de quilômetros quadrados. Tudo isso dedicado a um único produto – a carne vermelha.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo