EnglishEspañolPortuguês

Cães e gatos abandonados no início do surto de coronavírus morrem de fome

16 de março de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Reprodução | CNN

O coronavírus já infectou mais de 100 mil pessoas e causou a morte de pelo menos 4 mil, mas não são apenas os seres humanos que sofrem com a pandemia, cães e gatos estão sendo condenados à morte devido à desinformação e à ignorância humana. Muitos animais na cidade de Wuhan, na China, considerada o epicentro do surto, foram abandonados ou deixados à própria sorte e estão morrendo de fome ou sendo brutalmente assassinados.

Segundo organizações de defesa dos direitos animais, muitas pessoas evacuaram a cidade e deixaram seus animais para trás. Além de Wuhan, onde animais ativistas entraram em pelo menos 1 mil apartamentos para salvar animais, casos também foram registrados em Pequim, Dalian, Xi’an. ONGs estimam que o número de abandonos e maus-tratos é significativo em todo o país se acrescido às estatísticas de cães e gatos que já viviam em situação de rua.

Alguns animais estão sozinhos em seus lares há cerca de um mês e o risco mais óbvio que enfrentam é a fome. Muitos tutores deixaram água e comida para apenas alguns dias. A Vshine Animal Protection Association (Associação de Proteção Animal Vshine, em tradução livre), uma organização de proteção animal sediada na China e parceira da Humane Society International, estima que o número de cães e gatos deixados para trás em apartamentos nas cidades de Hubei é de dezenas de milhares.

Em uma entrevista à CNN, Deng Fang, da Vshine Association, informou que grupos e autoridades das cidades de Hongjiang, Hunan, Zhejiang e Hubei informaram que cães e gatos encontrados sozinhos serão exterminados. Apesar da falta de comprovação de que animais domésticos possam transmitir o coronavírus, vizinhos e associações de moradores estão, inclusive, matando animais em condomínios fechados e particulares.

Nota da Redação: a ANDA é absolutamente contrária e repudia veementemente políticas que responsabilizem e decretem a morte de animais inocentes seja por motivos de saúde ou qualquer outros. Assim como nós, animais têm direito à vida, a cuidados e à preservação da sua integridade física. É preciso que a humanidade se conscientize sobre a importância de assumir as responsabilidade e consequências das próprias ações sem causar danos e fazer mal a outras espécies.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo