EnglishEspañolPortuguês

Gavião-carijó passa por cirurgia após levar um tiro no peito

15 de março de 2020
2 min. de leitura
A-
A+

Um gavião-carijó foi encontrado e resgatado pela Polícia Ambiental e pela Secretaria de Estado de Meio-Ambiente (Sema) na região metropolitana de Cuiabá, após levar um tiro no peito. O animal teve que passar por um procedimento cirúrgico devido ao ferimento causado pelo projétil que tinha cerca de 1 centímetro de diâmetro.

Foto: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)/Assessoria

Apesar de delicada, a cirurgia realizada pela equipe do Hospital Veterinário (Hovet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi um sucesso e em breve o animal poderá retornar para a natureza. O animalzinho chegou no hospital com parte da ferida necrosada e já se encontrava abaixo do peso. Após ser feita a remoção de todo o tecido afetado pela necrose, o animal teve o ferimento suturado.

Thais Morgado, a veterinária que realizou a cirurgia na ave explicou que o projétil atingiu o osso do peito e desviou para debaixo da clavícula da ave o que não afetou nenhum órgão vital. Apesar da situação de risco, o gavião se recupera e em breve poderá voltar ao seu habitat natural.

Infelizmente essa não foi a primeira vez que a HoVet recebeu casos de animais feridos por armas de fogo ou estilingues, na maioria das vezes os animaizinhos não conseguiram sobreviver aos ferimentos.

Vale lembrar que a caça de animais silvestres no território brasileiro é considerada crime ambiental e está sujeita a punições legais perante a justiça.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo