EnglishEspañolPortuguês

Coelhos estão perdendo o habitat por intensa industrialização agropecuária

13 de março de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

O coelho-europeu (Oryctolagus cuniculus) é uma espécie selvagem proveniente da Península Ibérica, na extremidade sul-ocidental da Europa.

Cientistas alemães conduziram um estudo que acompanhou 139 coelhos durante seis meses num raio de 500 metros em torno de oito locais em Frankfurt, Alemanha.

Foto: The Times

Mais adiante, com amostras de DNA coletadas, a variação genética entre a população de coelhos mostra a correlação com as áreas urbanizadas percorridas, evidenciando o cruzamento entre espécies e consequente redução de suas populações.

A perda de seus locais de origem é um reflexo da mecanização massiva nas áreas campestres, contribuindo diretamente para a migração forçada dos coelhos em busca de alimento.

O coelho-europeu é uma espécie considerada “adaptor urbano”, por conseguir sobreviver sob áreas predominantemente humana.

A maior parte da vida selvagem dentro das cidades se aglomera em reduzidos espaços verdes, onde muitos animais se abrigam envoltos de perigos como ruas e prédios.

É provável que o declínio das populações de coelhos na Europa ocorra também em outras partes do continente, incluindo o Reino Unido, sendo sintomático para uma espécie animal como essa a contínua perda de diversidade nas zonas rurais e a perturbação dos ecossistemas rurais causada pelas obras de construção.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo