Doe agora

Elefanta resgatada no Quênia é vista liderando manada

10 de março de 2020
2 min. de leitura
A-
A+

Yatta era apenas um bebê quando encontrada ao lado do corpo de sua mãe. Passados 20 anos, Yatta se recuperou por completo e agora os ativistas comemoram que esteja liderando um grupo com outros filhotes que cresceram com ela

A ONG Sheldrick Wildlife Trust resgata elefantes orfãos no Quênia. Foto do facebook da ONG

A ONG Sheldrick Wildlife Trust atua há 42 anos no Quênia e está divulgando um vídeo onde a elefanta Yatta aparece liderando um grupo. O flagrante é motivo de alegria para a ONG que há 20 anos encontrou um bebê elefante no Parque Nacional Tsavo Fast. A pequena Yatta estava ao lado do corpo da mãe morta por caçadores em busca de marfim.

“Yatta foi criada no nosso berçário, mas voltou para o Parque Tsavo em 2001, onde agora caminha junto com a velha amiga do berçário Kinna e seus filhotes. Conhecida por uma personalidade confiante e gentil, Yatta está bem posicionada para liderar este grupo de órfãos que passaram com sucesso para uma vida selvagem. Ela tem instintos maternos profundos e atua como uma amiga muito amada e tutora para seus amigos mais novos. Ela própria já teve dois filhotes nascidos em estado selvagem”, comenta a ONG em seu site.

Durante muito tempo, Yatta preocupou os veterinários porque tinha fraqueza, articulações rígidas e, às vezes, colapso total caindo no chão.  Medicações também lhe causaram efeito colateral fazendo surgir um enorme abscesso duro de um lado do rosto. Com o tempo, o abscesso amoleceu, estourou e a ferida cicatrizou. Ela cresceu junto com outras elefantas órfãs, Kinna e Mukwaju, e desde então prosperou.

A ONG trabalha em todo o Quênia com projetos que incluem combate à caça furtiva, proteção segura do ambiente natural, aprimoramento da conscientização da comunidade, tratamento de questões de bem-estar animal, assistência veterinária a animais carentes, resgate e criação manual de órfãos de elefantes e rinocerontes.

Veja o vídeo que emocionou a ONG com Yatta conduzindo um grupo de elefantes:

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

Ir para o topo