EnglishEspañolPortuguês

Vacas em extrema magreza são abandonadas para morrer

7 de março de 2020
2 min. de leitura
A-
A+

Investigação da Animal Assistance Foundation descobre vários animais fracos e caídos na lama

Vaca em poça de lama na França. Foto “La Renaissance le Bessin”

A pacata cidade agrícola Colombières, na França, virou alvo de uma investigação sobre vacas desnutridas sendo abandonadas para morrer. Alguns animais foram encontrados caídos na lama, sem forças para se levantar e definhando ao longo de dias. Denúncias chegaram até a Animal Assistance Foundation (Fundação de Assistência Animal) que se dispôs a investigar a situação.

Vários testemunhos de pessoas que moram ou trabalham na região afirmam que a situação piora há vários meses. “Os animais são deixados para esse triste destino”, disse Claude Lemmonier ao jornal “La Renaissance le Bessin”. Outra testemunha acrescentou: “Os animais são transportados e largados em lugares de difícil acesso, onde ninguém pode vê-los. Não é humano fazer isso! “.

A prefeitura de Colombières também foi acionada e relatou que apesar da insistência do departamento de Proteção à População, foi impossível encontrar o criador implicado nesse caso e que, infelizmente, esse tipo de situação já tem se verificado há algum tempo na região.

O investigador contratado pela Fundação de Assistência Animal, Jean Tellier, atuante há 50 anos n a causa animal, disse ao “Renaissance”:  “Essa situação está acontecendo há muito tempo e eu tive que fazer alguma coisa. A população me procurou muitas vezes sobre casos de abuso de animais e constatei na investigação maus-tratos graves perto dos pântanos”.

Uma vaca caída na lama foi encontrada em um campo pertencente a um proprietário já identificado. Os maus-tratos foram rapidamente confirmados por Tellier: “Existia uma caquexia bem estabelecida, que nada mais é do que um profundo enfraquecimento do organismo associado a uma desnutrição muito significativa. Ela não viveria por muito tempo ali. Um pouco mais adiante achamos um segundo animal também sofrendo de extrema magreza. Do outro lado da estrada, em um segundo campo pertencente ao mesmo proprietário, vários bois também carregavam as cicatrizes da nutrição insuficiente “.

Além dois maus-tratos e abandono dos animais, o prefeito da cidade, Claude Lemonnier, declarou que existem claros indícios de poluição: “Mesmo sem ser um especialista no mundo agrícola, vejo que o fluxo de excrementos atravessando a estrada ou entrando em valas representa uma poluição óbvia que vai diretamente ao pântano”. A coleta de provas continua para se tomar as providências judiciais cabíveis.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

Ir para o topo