EnglishEspañolPortuguês

Pinguins estão morrendo de fome devido às mudanças climáticas

27 de fevereiro de 2020
3 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Espécies de pinguins estão literalmente morrendo de fome na Antártica. Em consequência das mudanças climáticas, os animais não conseguem mais encontrar alimentos. Segundo cientistas que estão estudando o fenômeno, animais da espécie barbicha e adélia são os mais afetados e estão tendo suas populações reduzidas drasticamente.

Um estudo realizado na Ilha Elefante identificou a queda de mais de 70% do número de pinguins-de-barbicha. Outras regiões também tiveram impactos significativos. Pequenos crustáceos que são a principal fonte de alimento destes aninais, estão enfrentando problemas reprodutivos e migrando para outras áreas devido á mudança na temperatura da água.

Pixabay

Para o biólogo Steve Forrest é difícil prever o futuro. “O declínio que nós temos visto é definitivamente dramático. Algo está acontecendo com os blocos fundamentais da cadeia alimentar daqui. Nós temos menos abundância de alimento, e isso está reduzindo essas populações cada vez mais e a questão é: isso vai continuar?”, questiona.

Ursos polares

As mudanças climáticas também estão impactando diretamente as populações de ursos polares. Imagens de ursos extremamente magros e migrando para áreas urbanas mostram a vulnerabilidade que esta espécie está enfrentando. Um estudo publicado pela revista acadêmica Ecological Applications aponta que estes animais estão parando se reproduzir e enfrentam uma extinção iminente devido à falta de alimento.

Pixabay

Sem se alimentar, os ursos se tornam magérrimos, por são forçados a sobrevivem utilizando todo o estoque de gordura do seu corpo, o que os deixam fracos, frágeis e emocionalmente instáveis em contato com seres humanos. As espécies que vivem no Ártico pedem socorro. Líderes mundiais precisam se unir para a elaboração de polícias urgentes no combate à crise climática.

Apelo budista

O Dalai Lama, Chefe de Estado e líder espiritual do Tibete usou seu perfil no Facebook para conscientizar os seguidores sobre a importância da preservação do meio ambiente em meio à crise climática que o mundo enfrenta. O líder budista afirmou que “temos uma responsabilidade urgente” de proteger o planeta e todos os seus habitantes.

Pixabay

Na postagem ele diz que “a destruição da natureza é resultado da ignorância, ganância e falta de respeito por todos os seres vivos do planeta. Nossas ações afetam os outros. Nós, seres humanos, somos as únicas espécies com o poder de destruir o mundo. No entanto, se temos a capacidade de destruir, também temos a capacidade de proteger a vida selvagem e o meio ambiente”, assinalou.

Nota da Redação: é importante destacar que o consumo de carne, a pecuária e um estilo de vida intensamente consumista estimulado pelo capitalismo é um dos principais responsáveis pela crise climática. A única maneira de reverter ou amenizar esse quadro é se conscientizar sobre sua própria pegada ecológica e adotar um estilo de vida mais amigável para todas as espécies. Considere o veganismo e tenha a satisfação de salvar milhares de animais e colaborar com a sobrevivência do planeta.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo