EnglishEspañolPortuguês

Foto de camundongos 'brigando' por comida ganha prêmio internacional

15 de fevereiro de 2020
3 min. de leitura
A-
A+

A fotografia, escolhida pelo público, recebeu aproximadamente 28 mil votos


A foto de dois camundongos “brigando” por comida no metrô de Londres, na Inglaterra, ganhou o prêmio Wildlife Photographer of the Year: Lumix people’s choice award. Para fazer a imagem, o fotógrafo Sam Rowley passou uma semana em uma estação de metrô, deitado de bruços, tentando fotografar os pequenos roedores.

Foto: SAM ROWLEY/WPY/BBC

A escolha da foto foi feita pelo público. Fãs do concurso anual de fotografia foram convidados para selecionar fotos que não foram escolhidas pelos juízes para a premiação principal, em outubro de 2019.

Aproximadamente 28 mil pessoas votaram na fotografia de Sam, denominada Station Squabble (“Briga na Estação”, em tradução livre).

Antes da foto ser feita, os camundongos estavam procurando comida separadamente. Os animais, então, acabaram diante do mesmo pedaço de comida e “brigaram” por ele.

“Eu geralmente tiro uma sequência de fotos e tive sorte com essa imagem, mas depois de cinco dias deitado em uma plataforma, era provável que isso acontecesse em algum momento”, disse Sam.

A paixão do fotógrafo é fazer imagens da vida selvagem urbana que, segundo ele, tem uma conexão com as pessoas, já que divide o mesmo espaço com elas. Sam disse ainda que admira a perseverança dos animais ao sobreviver em um ambiente adverso.

“Esses camundongos do metrô, por exemplo, nascem e passam a vida inteira sem sequer ver o Sol ou sentir a textura da grama. E, num certo nível, é uma situação desesperadora — eles percorrem passagens sombrias por alguns meses, talvez um ano ou mais, e depois morrem. E, como há tantos ratos e tão poucos recursos, eles precisam brigar por algo tão irrelevante quanto uma migalha”, afirmou.

Foto: AARON GEKOSKI/WPY/BBC

Michael Dixon, diretor do Museu de História Natural de Londres, instituição que organiza o concurso Wildlife Photographer of the Year, elogiou a foto de Sam.

“A imagem de Sam oferece uma visão fascinante de como a vida selvagem funciona em um ambiente dominado por humanos. O comportamento dos camundongos é moldado pela nossa rotina diária, pelo transporte que usamos e pelos alimentos que descartamos”, disse Dixon.

“Essa foto nos lembra que, embora a gente possa passar por eles todos os dias, os seres humanos estão inerentemente entrelaçados com a natureza que está à nossa porta — espero que inspire as pessoas a pensar e valorizar mais esse relacionamento”, completou.

Além da fotografia dos camundongos, outras fotos foram finalistas na votação do público. Uma delas é de um orangotango deprimido ao ser explorado para uma performance. A imagem é de Aaron Gekoski. A fotografia de Michel Zoghzhogi, que mostra uma onça-pintada e um filhote caçando uma sucuri, também faz parte da lista. As imagens de Martin Buzora, de um guarda florestal cuidando de um filhote de rinoceronte negro, e de um grupo de renas brancas do Ártico, fotografadas na neve por Francis De Andres são outras vencedoras do concurso.

Atualmente, especialistas julgam fotografias da 56ª edição do Wildlife Photographer of the Year. Os vencedores do prêmio principal serão anunciados em outubro.

Foto: MICHEL ZOGHZOGHI/WPY/BBC

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo