EnglishEspañolPortuguês

Estudo revela desconhecidos impactos do desmatamento

15 de fevereiro de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Mudanças podem impactar cada vez mais na vida de espécies que dependem dos ambientes de água doce | Pixabay

Um estudo intitulado “Propriedades de captação e composição fotossintética das comunidades de plantas de água doce”, publicado recentemente pela revista científica Science, revela como as ações humanas, incluindo desmatamento e mau uso da terra, estão prejudicando os ambientes de água doce:

“Alterações antropogênicas como consequência do desmatamento, uso da terra, aplicação de fertilizantes com nitrato e redução da deposição de ácido atmosférico estão causando aumentos em larga escala nas concentrações de bicarbonato”, informa o estudo, acrescentando que o HCO3 é essencial para a fotossíntese de muitas plantas aquáticas, assim como o dióxido de carbono (CO2).

No entanto, com as elevadas quantidades de bicarbonato haverá mudanças na composição das espécies, e aquelas incapazes de se adaptarem sofrerão as consequências, que podem ser devastadoras, afetando também a vida de muitas espécies de animais que dependem dos ambientes de água doce, e até mesmo a nossa.

O trabalho foi considerado um avanço por abrir caminho para estudos dos futuros impactos das mudanças globais na biodiversidade de ambientes de água doce e no seu funcionamento ecossistêmico.

“O estudo destaca a necessidade de desenvolver modelos para a dinâmica do carbono inorgânico dissolvido em água doce que vão além do foco principal nas emissões de CO2 para a atmosfera. Constitui um exemplo poderoso de ecologia integrativa em escalas espaciais e temporais e em diversos campos do conhecimento”, avalia outro artigo intitulado “Reunindo biogeoquímica com ecologia e evolução”, também publicado na revista Science.

Coautor do estudo, Ole Vestergaard, que é especialista em ecossistemas marinhos e de água doce do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) disse que as concentrações de bicarbonato e CO2 variam muito com a geologia da bacia hidrográfica.

“As mudanças antropogênicas estão afetando as concentrações de bicarbonato e de CO2, e isso pode alterar a composição das espécies das comunidades de plantas de água doce” alertou.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo