Influência

Dalai Lama diz que proteger os animais e o planeta é ‘uma responsabilidade urgente’

Imagem: SAJJAD HUSSAIN/AFP
Divulgação

O Dalai Lama, Chefe de Estado e líder espiritual do Tibete usou seu perfil no Facebook para conscientizar os seguidores sobre a importância da preservação do meio ambiente em meio à crise climática que o mundo enfrenta. O líder budista afirmou que “temos uma responsabilidade urgente” de proteger o planeta e todos os seus habitantes.

Na postagem ele diz que “a destruição da natureza é resultado da ignorância, ganância e falta de respeito por todos os seres vivos do planeta. Nossas ações afetam os outros. Nós, seres humanos, somos as únicas espécies com o poder de destruir o mundo. No entanto, se temos a capacidade de destruir, também temos a capacidade de proteger a vida selvagem e o meio ambiente”, assinalou.

Apesar de não se posicionar sobre o veganismo e o reconhecimento dos direitos animais, essa não é a primeira vez que o Dalai Lama pede maior engajamento pela defesa do meio ambiente. Em 2015, ele gravou um vídeo pedindo ao povo tibetano maior consciência sobre o impacto do ser humano na natureza. “Não se trata de uma nação ou duas nações. Esta é uma questão de humanidade. Nosso mundo é nosso lar”, disse na ocasião.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

Em 2017, Gyatso participou de um evento beneficente irlandesa Children in Crossfire e aproveitou a ocasião para criticar duramente a saída do presidente dos EUA, Donald Trump, de retirar do Acordo de Paris. Ele afirmou que essa decisão negativa do líder norte-americano o deixou “profundamente triste e decepcionado”.

O Dalai Lama também enviou uma mensagem à 24ª Conferência Climática da ONU em 2018 alertando líderes mundiais sobre a importância de tomarem para si a importância da proteção e preservação do meio ambiente. Ele reforçou que é preciso “tomar ações sérias agora para proteger o meio ambiente e encontrar soluções construtivas para deter as mudanças climáticas. Nós, seres humanos, temos a responsabilidade de reduzir os problemas que causamos e, finalmente, eliminá-los”, concluiu.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui