Raridade

Coelho raro é fotografado na China pela primeira vez em 20 anos

(Fonte: Li Weidong/National Geographic/Reprodução)

Pesquisadores estimam que a população do pika-de-ili tenha declinado de 2,9 mil para 2 mil de 1990 a 2005


Uma espécie rara de coelho, que não era vista há 20 anos, foi fotografada no noroeste da China enquanto passava entre penhascos das montanhas Tian Shan.

(Fonte: Li Weidong/National Geographic/Reprodução)

Conhecido como “pika-de-ili”, o animal é considerado “mágico” para os chineses devido a sua raridade. Fatores ambientais e climáticos têm colaborado para o sumiço da espécie.

O registro feito por um fotógrafo do animal mostrou que, apesar de gravemente ameaçada de extinção, a espécie resiste. As imagens foram publicadas na revista National Geographic da China.

As fotos foram feitas por Li Weidong, fotógrafo conservacionista conhecido por ter descoberto a espécie do coelho em 1983. Desde então, ele estuda a evolução e o declínio do pika-de-ili.

(Fonte: Li Weidong/National Geographic/Reprodução)

Com base em rastros e excrementos do animal, o fotógrafo faz análises sobre a espécie. Somando seus estudos a de outros pesquisadores, Li estima que a população do pika-de-ili tenha declinado de 2,9 mil para 2 mil de 1990 a 2005.

Estudos indicam que podem restar apenas mil animais na natureza. O derretimento das geleiras está comprometendo a espécie, que precisa de locais nevados para sobreviver.

Apesar disso, a espécie não consta na Lista de Vida Selvagem da China, que garantiria Proteção Especial do Estado ao coelho, que tem o risco de extinção reconhecido pela International Union for Conservation of Nature (IUCN).


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui