EnglishEspañolPortuguês

Caranguejo fazendo da lata sua casa foi uma das imagens vencedoras de concurso internacional

29 de fevereiro de 2020
2 min. de leitura
A-
A+

Foram mais de 5.500 fotos tiradas em 70 países e concorrendo em 13 categorias do “Fotógrafo Subaquático de 2020”

O concurso internacional “Fotógrafo Subaquático de 2020” teve entre seus vencedores Shane Keena, que conseguiu capturar a imagem de um caranguejo usando uma lata como  “casa”.  A imagem foi premiada na categoria “Conservação Marinha” e de forma muito clara envia um recado: o que estamos fazendo com os animais que dependem do mar para viver?

“Aqui na ilha de Peleliu, na Micronésia, um caranguejo eremita fez uso de uma lata de metal descartada da Ásia como um lar temporário, mas de forma muito antinatural. Infelizmente, este não é o primeiro encontro que tive nessas ilhas, onde esses ermitões usam coisas descartadas pelos humanos como abrigos. Eu os vi usando desde cápsulas de café de plástico até os antigos parafusos de metal”, conta a fotógrafa.

Foto vencedora de Greg Lecoeur

O ganhador do maior prêmio, escolhido como o “Fotógrafo Subaquático de 2020”, foi o francês Greg Lecoeur com a imagem de focas contornando um iceberg na Antártica. Ele chamou a foto de “Casa Móvel Congelada”.

“É um habitat maciço e misterioso. Os icebergs são reinos dinâmicos que sustentam a vida marinha. À medida que oscilam e giram lentamente através das correntes polares, os icebergs fertilizam os oceanos carregando nutrientes da terra que desencadeia florações de fitoplâncton, fundamentais para o ciclo do carbono”, comentou o fotógrafo.

O italiano Pasquale Vassalo, outro vencedor, fotografou o desespero de um atum preso numa rede de pesca na costa de Nápoles, (Itália). Ela batizou a imagem de “Último amanhecer, último suspiro”.

“No inverno fui mergulhar com alguns pescadores locais. Às seis da manhã, eu já estava na água, quando as redes foram levantadas à primeira luz. Durante o mergulho, segui o caminho das redes de pesca do fundo para a superfície. Enquanto os pescadores puxavam rapidamente as redes, tentei tirar algumas fotos de peixes presos ainda sofrendo na malha, como este atum”, disse.

Veja mais imagens dos vencedores AQUI

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

Ir para o topo