Dalai Lama diz que proteger os animais e o planeta é ‘uma responsabilidade urgente’

Giovanna Castro
fevereiro 24, 2020

Divulgação

O Dalai Lama, Chefe de Estado e líder espiritual do Tibete usou seu perfil no Facebook para conscientizar os seguidores sobre a importância da preservação do meio ambiente em meio à crise climática que o mundo enfrenta. O líder budista afirmou que “temos uma responsabilidade urgente” de proteger o planeta e todos os seus habitantes.

Na postagem ele diz que “a destruição da natureza é resultado da ignorância, ganância e falta de respeito por todos os seres vivos do planeta. Nossas ações afetam os outros. Nós, seres humanos, somos as únicas espécies com o poder de destruir o mundo. No entanto, se temos a capacidade de destruir, também temos a capacidade de proteger a vida selvagem e o meio ambiente”, assinalou.

Apesar de não se posicionar sobre o veganismo e o reconhecimento dos direitos animais, essa não é a primeira vez que o Dalai Lama pede maior engajamento pela defesa do meio ambiente. Em 2015, ele gravou um vídeo pedindo ao povo tibetano maior consciência sobre o impacto do ser humano na natureza. “Não se trata de uma nação ou duas nações. Esta é uma questão de humanidade. Nosso mundo é nosso lar”, disse na ocasião.

Em 2017, Gyatso participou de um evento beneficente irlandesa Children in Crossfire e aproveitou a ocasião para criticar duramente a saída do presidente dos EUA, Donald Trump, de retirar do Acordo de Paris. Ele afirmou que essa decisão negativa do líder norte-americano o deixou “profundamente triste e decepcionado”.

O Dalai Lama também enviou uma mensagem à 24ª Conferência Climática da ONU em 2018 alertando líderes mundiais sobre a importância de tomarem para si a importância da proteção e preservação do meio ambiente. Ele reforçou que é preciso “tomar ações sérias agora para proteger o meio ambiente e encontrar soluções construtivas para deter as mudanças climáticas. Nós, seres humanos, temos a responsabilidade de reduzir os problemas que causamos e, finalmente, eliminá-los”, concluiu.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

 

 


Você viu?

Escute Foto: Instagram @saminthewild_

Escute Pixabay O aquecimento

Escute Pixabay Os guepardos

Escute Shutterstock Fernanda* tem

Escute Divulgação A grande

Pixabay Líderes mundiais estão

Pixabay Fornando Tortato normalmente

Ativistas em defesa dos

Lincoln e seu amigo

Escute Pixabay Uma superenzima


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>