EnglishEspañolPortuguês

Carnaval em cidade italiana é ecológico e homenageia Greta Thunberg

24 de fevereiro de 2020
2 min. de leitura
A-
A+

“Salvemos a Terra! O único planeta que tem Carnaval” dizia o cartaz de um dos carros alegóricos


Foto: Giovanna de Castro

No dia 16/02, foi realizado um desfile de Carnaval em Laives, Bolzano, na Itália. O evento, diferentemente dos que ocorrem no Brasil, não explora o meio ambiente e nem os animais – muito pelo contrário, os cães são bem-vindos e acompanham a festa, enquanto aproveitam para passear e socializar com os demais.

Os desfiles duram cerca de três horas e ocorrem ao longo da avenida estadual, enquanto as pessoas acompanham as danças e os temas politizados e culturais que passam pela avenida. O público se estabelece e fica nas calçadas ou nas bordas delas (espaço também reservado a eles). As crianças também fazem presença marcante no evento.

Um dos desfiles proporcionados pelo evento homenageou a ativista ambiental sueca, Greta Thunberg (17). O carro – de origem modesta – foi decorado como se fosse um barco, fazendo referência a preservação do meio ambiente e a sobrevivência dos animais marinhos.

Além disso, contou com a encenação de uma menina interpretando Greta, que erguia um cartaz que dizia: “Salviamo la Terra! L’unico pianeta che hail Carnavale” (Salvemos a Terra! O único planeta que tem Carnaval), e discursos gravados de Greta, ao fundo, clamando para a salvação do planeta.

Foto: Giovanna de Castro

O Carnaval nesta região também é conhecido pela alegria e simplicidade, além de possuir uma acústica em bom tom – sem exageros. O comércio também não é incitado, apenas doces tradicionais da época são vendidos, como o grostoli (conhecido como ‘cueca virada’ no Brasil) e o krapfen (uma espécie de ‘sonho’, no Brasil). No final da festa, o carro de limpeza é chamado imediatamente, e o lixo produzido, é separado e reciclado.

Os italianos são ensinados desde crianças a reciclarem o lixo e espaços para a separação dos mesmos estão disponíveis na maior parte das ruas do país, eles também preservam a água e se preocupam com o desperdício de alimentos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo