Governo anuncia concessão de florestas da Amazônia à iniciativa privada


Ambientalistas temem que a medida possa aumentar o desmatamento na região, ao contrário do que afirma o governo


O governo de Jair Bolsonaro anunciou a concessão de três florestas da região amazônica à iniciativa privada em nesta quarta-feira (19) após 12ª reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O anúncio foi feito pela secretária especial Martha Seillier, que justificou a entrega das florestas como uma medida para atrair investimentos no turismo.

A postura do governo é criticada por ambientalistas, que lembram dos riscos de aumento do desmatamento existente nas privatizações dessas áreas.

Reprodução/Pixabay/deltreehd/Imagem Ilustrativa

“Vamos nos debruçar sobre a legislação para ver até onde é possível abrir mais o setor para desenvolvê-lo em todo seu potencial”, disse. O PPI entregou às empresas o Parque Nacional de Canela e o de São Francisco de Paula, ambos no Rio Grande do Sul, além dos parques nacionais já anunciados antes.

O que é novidade no momento é a entrega das florestas de Humaitá, Iquiri e Castanho. Vista com temor pelos ambientalistas, a atitude é comemorada pelo governo.

“A concessão de florestas agora é prioridade. São três importantes florestas que queremos delegar à iniciativa privada para o manejo sustentável e assim reduzir queimadas, com mais controle dos investimentos sustentáveis”, disse.

A floresta de Humaitá terá prazo de contrato de 40 anos, com data prevista para publicação do edital no segundo trimestre de 2020 e leilão no quarto trimestre. O Serviço Florestal Brasileiro, do Mapa, fará o estudo de logística e mercado, com apoio do ICMBio, e o critério usado será reais por metros cúbicos (R$/m³). O estudo tem previsão de conclusão para maio de 2020.

O secretário de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, André Germanos, afirmou ao Correio Braziliense que o ICMBio continuará sendo o responsável pelas florestas. “O ICMBio não abre mão desse controle. As concessões permitem que o órgão tenha um controle ainda mais efetivo naquilo que é essencial, seja na parte de visitação seja na exploração de nativos naturais”, disse.

A Floresta Nacional do Humaitá tem aproximadamente 468 mil hectares, dos quais cerca de 310 mil podem ser destinados às empresas. Localizada na cidade de Humaitá (AM), a floresta está na bacia do Rio Madeira, o interflúvio Madeira-Tapajós.

A Floresta Nacional de Iquiri, localizada no município de Lábrea (AM), tem 1,47 milhão, sendo que 883 mil hectares podem ser privatizados. Visando a produção de madeira, a expectativa é que 440 mil m³ do produto em tora sejam retirados da região anualmente. Os estudos de logística e mercado estão sendo contratados e o edital deve ser publicado no segundo trimestre de 2021, quando o leilão também acontecerá.

O critério do edital será reais por metros cúbicos (R$/m³), assim como na floresta de Castanho, que está localizada em Careiro (AM) e tem 120 mil hectares que podem ser concedidos de um total de 165 mil hectares. A estimativa é que 60 mil m³ de madeira em tora sejam produzidos anualmente. Leilão e edital devem acontecer no segundo trimestre de 2021, mas os estudos e prazos ainda não foram definidos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?

DESPEDIDA

RETROCESSO

FINAL FELIZ

CRIMES

ENCALHE

LIVRE DE PRECONCEITOS

CRIME

POLUIÇÃO

EXPLORAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>