EnglishEspañolPortuguês

Câmara de Uberaba (MG) proíbe que animais sejam sorteados como prêmios

21 de fevereiro de 2020
2 min. de leitura
A-
A+

Autora do projeto, a vereadora Denise da Supra afirmou que é impossível saber a origem de animais explorados como brindes e prêmios e que eles passam por sofrimento físico e mental, sendo melhor, portanto, proibir tal prática


A Câmara Municipal de Uberaba, em Minas Gerais, aprovou, na quarta-feira (19), mudanças no Código do Meio Ambiente do Município. Dentre as alterações, passou a ser proibido sortear animais como prêmios.

Reprodução/Pixabay/-X-TREME-/Imagem Ilustrativa

A Comissão de Justiça, Legislação e Redação deu parecer pela constitucionalidade do Projeto de Lei Complementar 47, que visa alterar a Lei Complementar 389/2008, que instituiu o Código na cidade. O projeto é de autoria da vereadora Denise da Supra (PL).

A lei determina que os tutores ficam responsáveis por usar focinheira e coleira com guia em cães bravos, constituindo infração grave o descumprimento da norma. Estabelece também que eles devem recolher e descartar adequadamente as fezes dos animais durante passeios em parques municipais, praças e logradouros públicos. O descumprimento caracteriza infração leve.

O projeto também proíbe que cães sejam explorados para reprodução para obtenção de lucro. Mas, abre exceção para canis legalizados, por conta de uma emenda apresentada pela vereadora, o que permite que essa exploração se perpetue nesse segmento. Oferecer animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos como brindes ou prêmios em sorteios e leilões também fica proibido.

Denise afirmou ao portal JM Online que é contra qualquer tipo de comércio de animais, mas que a venda legalizada é permitida por lei, por isso a emenda foi apresentada. Disse ainda que é impossível saber a origem de animais explorados como brindes e prêmios e que eles passam por sofrimento físico e mental, sendo melhor, portanto, proibir tal prática.

As mudanças, segundo ela, foram necessárias devido a duplicidade de interpretações e ideias confusas para pessoas leigas no assunto com base em determinados artigos da legislação original.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo