EnglishEspañolPortuguês

Para 77% dos canadenses, pecuária prejudica o meio ambiente

10 de fevereiro de 2020
3 min. de leitura
A-
A+

Dos participantes da pesquisa, 38% afirmam que estão promovendo algumas mudanças em seus hábitos alimentares


De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto Angus Reid, de pesquisa de mercado, concluída em janeiro e divulgada pela revista Food in Canada, 77% dos canadenses dizem acreditar que a produção de carne é prejudicial ao meio ambiente. Além disso, 74% reconhecem que é preciso reduzir a pegada de carbono. Dos participantes da pesquisa, 38% afirmam que estão promovendo algumas mudanças em seus hábitos alimentares.

Segundo a Meatless Farm Co., se os canadenses reduzissem o seu consumo de carne, as emissões anuais de gases do efeito estufa poderiam diminuir em pelo menos 30 milhões de toneladas – o equivalente a retirar seis milhões de automóveis de circulação. Além disso, reduziria também o uso das terras agrícolas em 10 milhões de hectares.

Dos participantes da pesquisa, 38% afirmam que estão promovendo algumas mudanças em seus hábitos alimentares (Foto: Mikaela MacKenzie/Winnipeg Free Press)

O que ainda dificulta maior aceitação dos consumidores em relação aos alimentos à base de plantas é a desinformação. A Meatless Farm destaca a importância da realização de um trabalho educativo sobre os inúmeros benefícios desses alimentos.

O Canadá é apontado hoje como um dos países mais promissores quando se fala no crescimento do veganismo, considerando que há mais de três milhões de pessoas que se identificam como veganas ou vegetarianas, segundo pesquisa divulgada pela Universidade Dalhousie, em Halifax.

Como estamos falando de um país com baixa densidade demográfica, ou seja, população de pouco mais de 37 milhões, é um percentual qualificado como bem significativo, embora com condições de crescer muito mais.

Vale lembrar também que na última atualização do Guia Alimentar do Canadá, desenvolvido por médicos nutrólogos e nutricionistas, o governo canadense qualifica oficialmente a “dieta vegana” ou “vegetariana estrita”, em referência a uma dieta sem alimentos ou ingredientes de origem animal, como saudável. Além disso, destaca a importância do consumo de vegetais e encoraja a redução do consumo de alimentos de origem animal.

Canadenses estão consumindo 50% menos carne 

De acordo com a Statistics Canada, o departamento do governo federal canadense encarregado de produzir estatísticas sobre a população, os canadenses estão consumindo menos carne, menos leite, menos refrigerantes e menos carboidratos à base de farinha.

Atualmente os canadenses consomem 50% menos carne do que nos anos 1970, e a previsão é de que o consumo deve cair ainda mais. Segundo publicação da CBC e dados da Statistics Canada, havia mais de 70 litros de leite integral disponível para cada canadense em 1960.

Hoje, não há mais do que dez litros. Não é um problema relacionado à concentração de gordura, até porque o leite desnatado também está em queda. São mudanças nos hábitos dos consumidores.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo