Relação amigável entre texugo e coiote impressiona cientistas


 Os animais foram flagrados caminhando juntos em estrada da Califórnia


 

Coiote/Free-Photos/Pixabay

Imagem inusitada registrada pela organização filantrópica Peninsula Open Space Trust chamou a atenção de cientistas na Califórnia, EUA. A imagem em vídeo mostra um texugo e um coiote caminhando lado a lado, em aparente relação de amizade, por uma estrada nas montanhas de Santa Cruz. De acordo com a ecologista comportamental Jennifer Campbell-Smith, estes animais possuem histórico de cooperação na caça de pequenos mamíferos, mas o comportamento tão à vontade e amigável entre os animais flagrados impressiona.

No vídeo, o coiote balança a cauda e se curva de modo supostamente brincalhão e convida o texugo a segui-lo por um túnel. O texugo, então, levanta a própria calda e corre até o coiote. Para Campbell-Smith, a reação do texugo é surpreendentemente feliz, o que não é comum, uma vez que estes animais são notoriamente conhecidos pelo mau-humor. “Eu não gostaria cientificamente de usar o termo ‘amigos’, mas esses dois animais selvagens entendem claramente sua parceria”, afirma.

O flagra é importante para a comunidade científica da região, pois registra a primeira cooperação entre texugos e coiotes na área da Baía de San Francisco, de acordo com o site National Geographic. Para além disso, o registro também contribui com a relação dos humanos com a vida selvagem que acontece em seus próprios quintais. “As pessoas veem isso e pensam: ‘assim como eu posso ter uma amizade com um cachorro, eles também podem’, não é apenas uma coisa humana, todos os animais podem colaborar”, diz.

Cooperação de sobrevivência

Os texugos e coiotes formam alianças de curto prazo para caçar animais que habitam o solo, principalmente em áreas com densidades relativamente altas, como Wyoming, Montana e Oregon. A estrutura mais comum é entre um coiote e um texugo, embora ocasionalmente dois coiotes possam se unir – é o que explica Campbell-Smith. Não há evidências de como o comportamento começa ou se ele é transferido dos pais para os filhotes, o fato é que a parceria é benéfica para ambos.

Texugo/ irk (Beeki®) Schumacher/Pixabay

A explicação dada pela pesquisadora é de que os estilos de caça de um e outro se complementam. Quando um coiote passa algum tempo perto de um texugo, há uma boa chance de que ele assuste um esquilo, que o coiote pode correr e pegar. Se o texugo paira sobre o coiote, é provável que ele chame a presa para o subsolo, o que dá ao texugo uma refeição. De acordo com observações feitas em Wyoming, coiotes e texugos que caçaram juntos economizaram energia e tempo. A pesquisa mostra ainda que a cooperação entre eles é mais comum em áreas rurais isoladas.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

VIDAS PERDIDAS

DEDICAÇÃO

SOFRIMENTO EMOCIONAL

DOÇURA

AÇÃO HUMANA

JAPÃO

FINAL FELIZ

POLUIÇÃO SONORA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>