Centenas de espécies de vaga-lumes correm risco de extinção


Os insetos estão sob ameaça de perda de habitat, pesticidas e poluição luminosa


 

Davi Xavi/Blogspot

As luzes dos vaga-lumes são um dos maiores espetáculos entre as vistas noturnas do mundo natural, no entanto, especialistas alertaram que algumas espécies do inseto podem estar em extinção.

Isso porque, em meio a uma série de ameaças que os insetos estão enfrentando, uma delas é a perda de habitat, considerada o principal fator para a extinção, incluindo mais de 2 mil espécies. Além disso, a  utilização de pesticidas e o uso de luzes artificiais à noite são outros fatores agravantes.

Como a quantidade de espécies é grande, muitas delas não estão catalogadas em termos de populações e poucas são conhecidos profundamente, como o verme comum europeu e uma espécie encontrada apenas na Malásia.

“Se as pessoas querem vaga-lumes no futuro, precisamos olhar isso seriamente”, disse Sara Lewis, professora de biologia da Universidade Tufts, em Massachusetts, que liderou a pesquisa. “Os vaga-lumes são insetos incrivelmente atraentes, talvez o mais amado de todos, porque são tão visíveis, tão mágicos”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

DESUMANIDADE

AGRESSÃO BRUTAL

INDÚSTRIA CRUEL

ECONOMIA

AMEAÇA DE EXTINÇÃO

ACIDENTE

CRUELDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>