EnglishEspañolPortuguês

Centenas de espécies de vaga-lumes correm risco de extinção

8 de fevereiro de 2020
3 min. de leitura
A-
A+

Os insetos estão sob ameaça de perda de habitat, pesticidas e poluição luminosa


 

Davi Xavi/Blogspot

As luzes dos vaga-lumes são um dos maiores espetáculos entre as vistas noturnas do mundo natural, no entanto, especialistas alertaram que algumas espécies do inseto podem estar em extinção.

Isso porque, em meio a uma série de ameaças que os insetos estão enfrentando, uma delas é a perda de habitat, considerada o principal fator para a extinção, incluindo mais de 2 mil espécies. Além disso, a  utilização de pesticidas e o uso de luzes artificiais à noite são outros fatores agravantes.

Como a quantidade de espécies é grande, muitas delas não estão catalogadas em termos de populações e poucas são conhecidos profundamente, como o verme comum europeu e uma espécie encontrada apenas na Malásia.

“Se as pessoas querem vaga-lumes no futuro, precisamos olhar isso seriamente”, disse Sara Lewis, professora de biologia da Universidade Tufts, em Massachusetts, que liderou a pesquisa. “Os vaga-lumes são insetos incrivelmente atraentes, talvez o mais amado de todos, porque são tão visíveis, tão mágicos”.

Você viu?

Ir para o topo