A tutora dos animais aparece na residência apenas algumas vezes na semana para alimentar os cães, que vivem em um ambiente insalubre
Quatro cachorros foram abandonados em uma casa vazia em Salvador (BA). A tutora mudou de endereço e deixou os animais para trás. O caso é denunciado por moradores da Ladeira da Fonte, no bairro Nazaré.
Na segunda-feira (27), um dos cães fugiu e foi atropelado. “Hoje de manhã um deles escapou, foi atropelado, eu tentei ajudar, mas ele com medo fugiu para dentro da casa, está lá e não saiu mais. Tem também mais um cachorro idoso que está lá dentro e todo desnutrido. A situação é precária mesmo”, contou Fernando, um dos moradores. As informações são do G1.
Os moradores reclamam da negligência com os animais. “Desde novembro essa inquilina se mudou e deixou os cachorros aí. Ela vem de três a quatro dias alimentar, mas a gente não sabe a situação precária que eles estão vivendo. O mau cheiro é insuportável. À noite eles fazem muito barulho, não deixam a vizinhança dormir. Nós tentamos contato com várias instituições para tentar um respaldo, para fazer um resgate desses animais”, disse Fernando.
A vizinhança reclama do mau cheiro e do barulho feito pelos cães. “Eu trabalho com o público, meu cliente chega aqui e esse mau cheiro. Como consegue trabalhar com alguém com esse mau cheiro? À noite eles não deixam os vizinhos dormirem. Eles latem a noite inteira. Quando a dona vem alimentar, tem um que foge e passa a noite toda [na rua]”, relatou a moradora Jane Machado.
Os cachorros sofrem também com o calor. Em dias de sol forte, o piso do quintal fica quente e queima as patas dos animais.
“Um dia desses a gente teve que jogar água para resfriar o asfalto. Ele estava saltitando, não conseguia ficar parado de tão quente que estava”, explicou Jane.
Os moradores tentaram contato com ONGs de proteção animal para ajudar os cachorros, mas não tiveram sucesso.