EnglishEspañolPortuguês

ONU propõe que 30% do planeta deve ser protegido até 2030

18 de janeiro de 2020
2 min. de leitura
A-
A+

Medida deve entrar em vigor em outubro de 2020


corais no mar
Fonte The Guardian

Os cientistas alertam que é preciso combater o sexto evento de extinção em massa na história do planeta, para isso, de acordo com um projeto da ONU, é preciso que até 2030 hajam  áreas de conservação e de restauração de ecossistemas e vida selvagem que executem serviços primordiais aos seres humanos.

Além disso, quase um terço dos oceanos e terras do mundo também deve ser protegido até o final da década, para que o declínio da biodiversidade possa ser revertido.

Segundo o site The Guardian, o texto, redigido pela Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, deve entrar em vigor em outubro de 2020, uma vez que os países falharam em cumprir as metas acordadas para a década anterior.

Além disso, o compromisso visa proteger pelo menos 30% do planeta e foi comparado ao acordo de Paris de 2015 sobre a crise climática.

Ainda segundo o site, o diretor da Campanha pela Natureza, Brian O’Donnell, disse: “O texto mostra que os países estão ouvindo e reconhecem o papel cada vez mais importante que a proteção da terra e da água deve desempenhar no enfrentamento das mudanças climáticas, na prevenção de extinções da fauna silvestre e no apoio a pessoas,  animais e comunidades locais. Este é um primeiro passo muito encorajador.”

Por fim, até 2030, ano de fechamento do projeto, o comércio de espécies selvagens deverá ser legal e sustentável, promovendo também  a participação plena e efetiva dos povos indígenas e comunidades locais com relação as decisões sobre a biodiversidade.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo