EnglishEspañolPortuguês

Futuro é promissor para o mercado de proteína de ervilha

18 de janeiro de 2020
3 min. de leitura
A-
A+
Proteína de ervilha se tornou alternativa não apenas à carne, mas também a outros produtos que levam proteínas de origem animal como os laticínios | Pixabay

Com utilização cada vez mais crescente e diversa, a proteína de ervilha tem um futuro promissor. Criticada no passado pelo seu sabor considerado pouco palatável, passou por diversas mudanças e inúmeras variações no seu processo de desenvolvimento que fizeram e têm feito com que seja hoje uma das matérias-primas preferidas da indústria de alimentos à base de plantas.

Além do seu uso no enriquecimento proteico de diversos alimentos, incluindo hambúrgueres vegetais de pequenas e grandes marcas, há anos a proteína isolada de ervilha desponta como opção de suplemento para praticantes de musculação e de outras atividades físicas que não consomem laticínios. Tal evidência e demanda tem contribuído para que o produto seja hoje uma das proteínas de origem vegetal de maior valorização e projeção na indústria alimentícia.

E uma prova disso está no relatório divulgado hoje (14) pela empresa de pesquisa global de mercado Research and Markets, que aponta que até 2025 a proteína de ervilha deve movimentar pelo menos 444,7 milhões de dólares, com taxa de crescimento anual composta de 13%.

Crescente demanda por dietas ricas em proteínas de origem vegetal e maior conscientização em relação à saúde e ao bem-estar proporcionado por fontes vegetais também tem favorecido a procura pela proteína de ervilha – assim como uma tendência de consumidores que querem produtos sem soja e sem glúten.

“Há uma crescente inclinação para a dieta vegana no sudeste asiático, América Latina, Oriente Médio e África, oferecendo oportunidades de crescimento para fornecedores de proteína de ervilha nos próximos anos”, destaca a pesquisa.

No ano passado,a Bloomberg já havia divulgado que a demanda por proteína à base de vegetais elevou a produção de ervilhas em pelo menos 20% nos Estados Unidos e Canadá, apontando que se trata de uma tendência mundial. A justificativa é que a ervilha é hoje um dos ingredientes principais na elaboração de alternativas à carne.

Não apenas à carne, mas também a outros produtos que levam proteínas de origem animal como os laticínios, sendo também opção para intolerantes à lactose – conforme observado na América do Sul, América Central, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África.

A proteína de ervilha é qualificada como um dos substitutos não lácteos preferidos na atualidade porque é caracterizada por um bom perfil de aminoácidos e é facilmente digerível. Esses atributos a tornam favorável para o uso em vários produtos alimentícios, incluindo suplementos esportivos, e bebidas ​​enriquecidas com proteínas.

De acordo com informações da NutriScience Solutions, empresa canadense que é referência internacional em ciência e tecnologia de alimentos, o consumo global de proteínas à base de plantas deve duplicar até 2025 – subindo dos atuais oito bilhões de toneladas por ano para 16,3 bilhões de toneladas.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo