Turning Point

Curta de animação mostra humanos e animais em papéis invertidos enfrentando a crise climática

Reprodução/YouTube

O vídeo do artista londrino Steve Cutts já alcançou mais de 780 mil visualizações no YouTube em pouco mais de uma semana


O premiado ilustrador Steve Cutts, conhecido por seu estilo que satiriza os excessos da sociedade moderna, usando como inspiração quadrinhos dos anos 30 e 40 e promovendo uma mistura entre traços modernos e características de novelas gráficas, é um crítico sagaz do modo de vida capitalista e da sociedade de consumo atuais.

Reprodução/YouTube

O mais novo trabalho do artista, o curta-metragem “The Turning Point” (O Ponto de Virada, em tradução livre), aborda as mudanças climáticas, a destruição do meio ambiente e a extinção de espécies sob uma diferente perspectiva.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

Para mostrar as consequências devastadoras da ação humana, o ilustrador inverte os papéis, colocando os animais no lugar dos humanos e fazendo com que as pessoas sejam tratadas como animais. No curta-metragem, famílias correm desesperadas para escapar dos incêndios, comunidades têm seus habitats destruídos por indústrias e homens e mulheres morrem engasgados em pilhas de lixos nos oceanos.

O objetivo de Steve Cutts é propor uma reflexão sobre os valores que levaram o ser humano ao extremo do esgotamento de recursos do planeta, à descartabilidade viciosa, ao consumo compulsivo, ao desprezo pelas demais formas de vida, ao lucro desmedido como objetivo final e mostrar os resultados desse comportamento inconsequente.

O artista londrino expõe dilemas modernos em uma abordagem crua e direta do apocalipse promovido pela sociedade com trilha sonora do músico australiano Mantaways.

O curta-metragem, que tem pouco mais de três minutos de duração, está disponível no YouTube e alcançou mais de 780 mil visualizações até o momento. O ilustrador conta que o vídeo foi criado usando os programas After Effects, Premiere Pro, Clip Studio Pro e Cinema 4D.

O filme mais popular de Cutts, “MAN”, foi lançado em 2012 e aborda temas ambientais e direitos animais. Cutts descreve o filme como “um olhar sobre a relação do homem com o mundo natural”. Em 2019, o vídeo alcançou mais de 33 milhões de visualizações no YouTube.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


1 COMENTÁRIO

  1. Incrível esse vídeo que mostra a realidade invertida…. todas as tvs do mundo inteiro deveriam exibir esse filme em horário nobre…. fiquei muito sensibilizada!!❤️

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui