Doença

Coronavírus pode ser transmitido a animais, alerta epidemiologista

Foto: Stringer / Getty Images

A epidemiologista Li Lanjuan afirmou que o vírus pode contaminar animais mamíferos


O coronavírus, que tem contaminado centenas de pessoas em pelo menos 18 países, também pode ser transmitido a animais domésticos. O alerta foi feito pela epidemiologista Li Lanjuan, conselheira técnica da Comissão Nacional de Saúde da China, onde os casos da doença tiveram início.

Foto: Stringer / Getty Images

A especialista afirmou, em entrevista à rede estatal chinesa CCTV, que é importante submeter animais expostos ao vírus a um período de quarentena. As informações são da revista Época.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

“Esse vírus pode ser transmitido entre animais mamíferos. Precisamos tomar precauções em relação a todos os mamíferos”, disse Li Lanjuan, de acordo com o jornal South China Morning Post. “Se os animais forem expostos ao vírus ou tiverem contato com pacientes infectados, os casos precisam ser monitorados”, completou a profissional, que não mencionou se algum caso de animal infectado foi registrado.

Foto: Reprodução

Conceituada epidemiologista na China, Li Lanjuan é professora na Universidade de Zhejiang. O alerta feito pela especialista, no entanto, não foi confirmado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirmou anteriormente que não há evidências de que o vírus pode ser transmitido a animais domésticos.

A OMS alegou que não se sabe ainda se o coronavírus “tem algum impacto na saúde dos animais e nenhum evento específico foi relatado em nenhuma espécie”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


1 COMENTÁRIO

  1. Em cães, principalmente filhotes, é muito comum o coronavírus. Bem tratado tem chance de sobrevivência. Agora, com esta cepa, transformada em humanos, não sei como seria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui