O treinamento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e incluiu 75 agentes
Guardas municipais de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, receberam treinamento para resgatar animais vítimas de maus-tratos e abandono.
A especialização dos 75 agentes foi elogiada por protetores de animais. “Será uma soma enorme ter policiais preparados para nos ajudar e garantir também nossa segurança, justiça e respeito”, comentou a protetora Soraia Araújo.
O treinamento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As informações são do portal Campo Grande News.
Soraia lembra que é difícil o trabalho de quem resgata animais em situação de risco. “Nós, protetores e membros de ONGs, recebemos diariamente pedidos de ajuda, de madrugada ou a qualquer hora do dia. Estamos todos superlotados e exaustos emocionalmente”, disse.
A presidente da ONG Abrigo dos Bichos, Maria Lúcia Matello, afirmou que a ideia de treinar os guardas é dela.
“Essa ideia de fazer parceria com a prefeitura foi de uma conversa minha com a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista). Mas a delegacia não tem número suficiente de agentes públicos para a demanda, pois eles já atendem outras denúncias de vários tipos, como corte ilegal de árvores, por exemplo”, explicou.
Denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas através do 153. Os resgates, no entanto, ainda não estão sendo feitos pelos guardas por conta da falta dos equipamentos necessários.