Guardas municipais recebem treinamento para resgatar animais em Campo Grande (MS)


O treinamento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e incluiu 75 agentes


Guardas municipais de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, receberam treinamento para resgatar animais vítimas de maus-tratos e abandono.

Pixabay/TheOtherKev

A especialização dos 75 agentes foi elogiada por protetores de animais. “Será uma soma enorme ter policiais preparados para nos ajudar e garantir também nossa segurança, justiça e respeito”, comentou a protetora Soraia Araújo.

O treinamento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As informações são do portal Campo Grande News.

Soraia lembra que é difícil o trabalho de quem resgata animais em situação de risco. “Nós, protetores e membros de ONGs, recebemos diariamente pedidos de ajuda, de madrugada ou a qualquer hora do dia. Estamos todos superlotados e exaustos emocionalmente”, disse.

A presidente da ONG Abrigo dos Bichos, Maria Lúcia Matello, afirmou que a ideia de treinar os guardas é dela.

“Essa ideia de fazer parceria com a prefeitura foi de uma conversa minha com a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista). Mas a delegacia não tem número suficiente de agentes públicos para a demanda, pois eles já atendem outras denúncias de vários tipos, como corte ilegal de árvores, por exemplo”, explicou.

Denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas através do 153. Os resgates, no entanto, ainda não estão sendo feitos pelos guardas por conta da falta dos equipamentos necessários.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

TECNOLOGIA

DESUMANIDADE

ACOLHIMENTO

EFICIÊNCIA

VIDAS PERDIDAS

DEDICAÇÃO

SOFRIMENTO EMOCIONAL

DOÇURA

AÇÃO HUMANA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>