EnglishEspañolPortuguês

Sea Shepherd exibe golfinhos mortos, vítimas da pesca

18 de janeiro de 2020
3 min. de leitura
A-
A+
Manifestação foi realizada na terça-feira (14) pela Sea Shepherd em Paris (Foto: Sea Shepherd)

Na última terça-feira (14), a organização de conservação da vida marinha Sea Shepherd exibiu dois golfinhos mortos em Paris, com a intenção de chamar a atenção para as consequências da pesca comercial.

A intenção foi mostrar de perto como a pesca tem prejudicado esses mamíferos. Os animais expostos foram encontrados mortos na segunda-feira (13) na costa oeste da França.

Segundo a Sea Shepherd France, o número de golfinhos capturados “acidentalmente” no Golfo da Biscaia já chegou a 11,3 mil.

Vale lembrar que só nos primeiros quatro meses de 2019 foram encontrados 1,2 mil golfinhos mortos na França, conforme informações do Observatório Pelagis, em La Rochelle.

O número surpreendeu porque nos últimos anos o registro mais elevado foi de 846 em 2017 e cerca de 700 em 2018. E o que tem causado essas mortes é a pesca comercial, já que é comum pequenos cetáceos morrerem presos às armadilhas utilizadas pelos pescadores.

Observatório Pelagis explica que os golfinhos morrem asfixiados e, quando os pescadores os retiram de suas redes de emalhar, eles os descartam na água. Parte dos corpos costuma ser arrastada até a praia.

A bióloga marinha Hélène Peltier conta que em uma necropsia realizada pelo Observatório Pelagis, eles perceberam que um golfinho teve a cauda cortada pelos pescadores – na tentativa de soltá-los de seus equipamentos. “Seus pulmões estavam cheios de sangue, um sinal claro de asfixia”, concluiu.

Em março de 2019, a Sea Shepherd anunciou que encontrou um “depósito” de golfinhos mortos em Les Sables d’Olonne, na Baía de Biscaia. Segundo a organização de conservação da vida marinha, o local está servindo como área de despejo de parte dos golfinhos mortos pela pesca comercial.

“É onde eles são despejados antes de serem enviados para uma usina de processamento”, informou. A denúncia foi feita pouco tempo depois que a Sea Shepherd revelou que cadáveres de golfinhos mutilados têm se multiplicado às centenas na costa atlântica francesa.

“Trinta anos de reuniões e discussões com os comitês de pesca levaram à situação catastrófica em que estamos hoje. O tempo para discussão acabou, há uma necessidade urgente de ação”, diz a presidente da Sea Shepherd France, Lamya Essemlali.

Em fevereiro do ano passado, a Sea Shepherd contabilizou mais de 600 golfinhos, a maioria mutilados, encontrados nas praias francesas, vítimas da pesca comercial.

Os animais foram atingidos por redes de arrasto. “Embora esse número possa parecer enorme, está muito abaixo da verdadeira escala de mortes em curso”, garante a organização.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo