Estudantes do Ceará desenvolvem maionese à base de coco

David Arioch
janeiro 15, 2020

Resultado é um produto com baixo teor de gordura, sem ovo, sem glúten, sem lactose e vegano (Fotos: Centec/Divulgação)

Um desafio lançado por uma professora do curso superior de Tecnologia em Alimentos da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, no Ceará, levou os alunos Davidson Ferrer, Luan Figueiredo e Kelvia Leal a desenvolver uma maionese à base de coco verde, de acordo com informações da assessoria de comunicação do Centec.

Segundo Davidson, o processo de fabricação é o mesmo do produto tradicional, mas com a utilização do sal negro – um ingrediente indiano feito com uma combinação de ervas – em substituição ao ovo.

“Sabemos que há o risco de contaminação por salmonela com o ovo cru, por isso, fizemos um teste com o sal negro, encontrado em casas de produtos naturais e deu super certo”, informa.

A inovação também leva suco de limão e azeite. “Ele é utilizado numa quantidade mínima e exala um cheiro forte no início, pela liberação de enxofre, mas na medida em que a homogeneização vai ocorrendo, ele perde esse cheiro e dá a textura necessária”, explica Davidson.

O resultado é um produto com baixo teor de gordura, sem ovo, sem glúten, sem lactose e vegano. E os alunos garantem que o sabor é surpreendente. “A professora ficou muito animada com o resultado que apresentamos na sala e nos estimulou a seguir com esse projeto.”

Eles pretendem continuar o desenvolvimento da maionese neste semestre e fazer as análises físico-químicas, microbiológicas e de valor nutricional. “Esperamos apresentar um produto mais maduro na Expocrato e na Feira do Conhecimento deste ano e fazer com que ele chegue ao mercado e até as pessoas”, torce Davidson.

A maionese vegana foi um projeto desenvolvido durante a disciplina de Análise Sensorial, e, segundo os alunos, também foram utilizados conhecimentos das aulas de higienização, óleos e gorduras. O produto foi criado e testado no Laboratório de Processamento de Alimentos de Origem Vegetal da Fatec Cariri, sob a orientação da professora Natasha Monteiro.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 


Você viu?

Escute Foto: Instagram @saminthewild_

Escute Pixabay O aquecimento

Escute Pixabay Os guepardos

Escute Shutterstock Fernanda* tem

Escute Divulgação A grande

Pixabay Líderes mundiais estão

Pixabay Fornando Tortato normalmente

Ativistas em defesa dos

Lincoln e seu amigo

Escute Pixabay Uma superenzima


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>