Petição pede criação de Refúgio da Vida Silvestre na Bahia

David Arioch
janeiro 9, 2020

Ilustração | Pixabay

Uma petição criada pelo coletivo SOS Vale Encantado está pedindo apoio para que o prefeito de Salvador (BA), Antônio Carlos Magalhães Neto, crie no Vale Encantado o 1º Refúgio da Vida Silvestre da cidade.

“Assim protegendo animais silvestres e milhares de árvores sob risco de desmatamento. A área tem grande potencial para o lazer e turismo de natureza, com geração de emprego e renda.”

O coletivo defende a criação das unidades de conservação municipais já previstas no Plano Diretor de 2016, além de cobrar a promessa do atual prefeito de “transformar Salvador na Capital da Mata Atlântica, resiliente e inovadora”.

A justificativa para a urgência da criação do refúgio é que Salvador possui menos de 5% da sua cobertura florestal original e um déficit de áreas naturais protegidas muito maior do que capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, ou seja, capitais situadas também no bioma Mata Atlântica.

“Continuamos perdendo áreas verdes importantes, e milhares de árvores estão em risco de serem derrubadas, uma vez que os mecanismos de proteção ambiental não são devidamente implementados por seguidos governos de nossa capital”, lamenta o SOS Vale Encantado.

O coletivo destaca ainda que os remanescentes da Mata Atlântica em Salvador possuem rica biodiversidade que contribui com a regulação da temperatura, filtragem do ar, beleza cênica, absorção e purificação da água da chuva, além do controle de alagamentos.

“Esses benefícios conhecidos como serviços ecossistêmicos, são proporcionados gratuitamente pela natureza e, não podemos mais abrir mão deles em nossa capital”, enfatiza.

Saiba mais

O coletivo SOS Vale Encantado é formado por 50 cidadãos de Salvador e contam com apoio de artistas, cientistas, instituições e do Ministério Público Estadual da Bahia.

Para apoiar a criação do Refúgio da Vida Silvestre, clique aqui.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 


Você viu?

Escute Foto: Instagram @saminthewild_

Escute Pixabay O aquecimento

Escute Pixabay Os guepardos

Escute Shutterstock Fernanda* tem

Escute Divulgação A grande

Pixabay Líderes mundiais estão

Pixabay Fornando Tortato normalmente

Ativistas em defesa dos

Lincoln e seu amigo

Escute Pixabay Uma superenzima


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>