Incêndio que matou animais em zoo na Alemanha foi provocado por balão


Cinco orangotangos, dois gorilas, um chimpanzé, morcegos e pássaros morreram no incêndio


O incêndio que matou dezenas de animais no zoológico da Alemanha foi causado por um pequeno balão de papel conhecido como lanterna chinesa.

Foto: Thilo Schmuelgen/Reuters

O fogo matou cinco orangotangos, dois gorilas, um chimpanzé, morcegos e pássaros. As informações são da Reuters.

De acordo com as autoridades locais, uma mulher de 60 anos e suas duas filhas adultas soltaram o balão em comemoração ao Ano Novo. Após tomarem conhecimento do incêndio, elas se entregaram à polícia.

Na delegacia, as mulheres afirmaram que compraram cinco lanternas e que não sabiam que era proibido soltá-las. A proibição, existente há mais de uma década, abrange a maior parte das cidades alemãs, inclusive em Krefeld, onde foram soltas.

O investigador Gerd Hoppmann contou que as mulheres afirmaram ter comprado as lanternas pela internet. Elas escreveram mensagens com votos de Feliz Ano Novo no papel do balão. Quatro foram encontrados na região e o quinto caiu no zoológico.

“Elas soltaram as lanternas com bons votos e não tinham ideia do que aconteceria”, disse Hoppmann.

“Eu já vi muitos cadáveres humanos e fiquei chocado ao ver como os corpos de grandes símios são parecidos quando incendiados”, afirmou o investigador.

As mulheres poderão responder judicialmente por causar fogo por negligência, com pena de até cinco anos de prisão e multa.

“Foi corajoso da parte delas se entregar, e isso merece respeito”, afirmou o policial. A identidade das mulheres, que foram ameaçadas, foi preservada para protegê-las.

No zoológico, foram recebidas na quinta-feira (2) fotos dos macacos e velas em homenagens aos animais mortos.

“A dor é inacreditável”, disse Wolfgang Dressen, diretor do Zoológico.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

MAUS-TRATOS

DEBILITADO

DECISÃO JUDICIAL

INSPIRAÇÃO

DENÚNCIA

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

RETROCESSO

RESPONSABILIDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>