Tendência Mundial

Unilever cria centro de inovação milionário para desenvolvimento de comida vegana

O novo Centro de Inovação da empresa, batizado de "Hive", desenvolverá produtos com alto teor nutricional, veganos e vegetarianos, com o objetivo final de tornar o sistema alimentar global mais sustentável

Foto: Unilever/Divulgação
Foto: Unilever/Divulgação

O novo Centro de Inovação da Unilever vai custar cerca de 85 milhões de euros (cerca de 390 milhões de reais) e foi criado para desenvolver comida vegana.

A multinacional holandesa-britânica quer usar o centro para criar alimentos sustentáveis e nutritivos. E a tecnologia pode ajudar a lidar com questões como desperdício de alimentos e mudanças climáticas.

O novo centro, chamado de “Hive”, visa transformar o sistema alimentar global. Áreas específicas de pesquisa incluem novas alternativas de carne e alimentos à base de plantas, culturas mais eficientes e embalagens sustentáveis.

O CEO da Unilever, Alan Jope, disse que uma “transformação fundamental” é necessária para alimentar as mais de 9 bilhões de pessoas “de maneira sustentável e nutritiva”.

“Desnutrição, obesidade, mudança climática e desperdício de alimentos são questões que só podem ser tratadas se trabalharmos em parceria”, continuou Jope. “Acelerar tecnologia e inovação. Ter um centro global de pesquisa e desenvolvimento na cidade de Wageningen (Holanda) nos permitirá fazer exatamente isso”.

O “Hive” está localizado no campus da Universidade de Wageningen, na Holanda, em “Food Valley” – um centro de pesquisa líder em alimentos e agricultura global.

Segundo a Unilever, o Hive possui “a mais alta certificação para edifícios sustentáveis”, um certificado BREEAM (principal método de avaliação de sustentabilidade do mundo para projetos de planejamento, infraestrutura e edifícios) como “excepcional”. No início deste ano, o edifício ganhou dois prêmios de prestígio por seu design. O Prêmio Global de Design para Projetos Comerciais e o Prêmio Público Global.

O Hive da Unilever será líder nos programas de inovação para marcas da empresa com opções baseadas em vegetais como Knorr, Hellmann e The Vegetarian Butcher (O Açougueiro Vegetariano). A empresa agora oferece aproximadamente 700 produtos veganos e vegetarianos.

Unilever Vegana

Em 2018, a Unilever adquiriu a marca The Vegetarian Butcher (O Açougueiro Vegetariano) e disse que se encaixava “perfeitamente” com a “estratégia da empresa de expandir o portfólio de alimentos à base de vegetais”. Segundo Nitin Paranjpe da Unilever, a “missão clara” da marca The Vegetarian Butcher e a crescente demanda por carne à base de vegetais foi o que levou a empresa, em parte, à compra.

The Vegetarian Butcher (O Açougueiro Vegetariano) marca adquirida pela Unilever | Foto: Livekindly/Reprodução
The Vegetarian Butcher (O Açougueiro Vegetariano) marca adquirida pela Unilever | Foto: Livekindly/Reprodução

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Modular Classrooms, (especializada na construção de salas de aula sustentáveis e ecológicas) mais da metade dos britânicos estão dispostos a mudar seu estilo de vida para combater as mudanças climáticas. A empresa de inteligência de mercado Numerator indicou que 80% dos americanos estavam procurando substituir parte ou toda a carne por alternativas veganas.

Dados recentes, incluindo The Planetary Health Diet (A Dieta pela Saúde do Planeta) produzida pela Comissão EAT-Lancet, enfatiza a importância de refeições à base de vegetais. Comer mais comida vegana além de beneficiar a saúde, ajuda a diminuir os efeitos das mudanças climáticas. As informações são do Livekindly.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui