Consequências

Tamanho de aves pode estar diminuindo por conta do aquecimento global

Field Museum/Reprodução

De 1978 a 2016, o comprimento de um dos ossos do membro inferior das aves foi reduzido em 2,4%


Um estudo publicado nesta quarta-feira (4) no periódico científico Ecology Letters concluiu que o aquecimento global pode estar diminuindo o tamanho das aves e aumentando a envergadura delas.

Field Museum/Reprodução

Pesquisadores da Universidade de Michigan e do Field Museum de Chicago estudaram mais de 70 mil espécies de 52 pássaros norte-americanos durante 40 anos para chegar no resultado da pesquisa, que é a maior no segmento. As informações são da Veja.

De acordo com o estudo, praticamente todas as espécies analisadas apresentam corpos menores do que no passado. Os pesquisadores concluíram que, apesar de haver diferenças entre os animais, a forma como eles respondem às mudanças climáticas é consistente.

De 1978 a 2016, o comprimento de um dos ossos do membro inferior das aves foi reduzido em 2,4%, enquanto o comprimento das asas aumentou 1,3%.

Os pesquisadores acreditam que a mudança no tamanho dos corpos das aves pode ser desastrosa para as espécies, já que elas precisam migrar e, para isso, dependem da quantidade de energia que possuem e, consequentemente, do tamanho de seus corpos.

Para os cientistas, os pássaros sobreviventes serão aqueles que as asas compensam os corpos menores. Com isso, aves com maior envergadura serão predominantes.

Apesar de não saberem ao certo o que motivou esta redução, a teoria dos pesquisadores é de que as aves pequenas se resfriam com maior facilidade, já que perdem calor rápido devido à diminuta superfície de dispersão. Com isso, a redução de seus corpos pode ser vantajosa, sob esse aspecto.

Os pássaros, no entanto, não são os únicos a terem seus tamanhos reduzidos pelo aquecimento global. Em 2014, pesquisadores descobriram que cabras alpinas estavam diminuindo pela mesma razão. No mesmo ano, uma pesquisa chegou a mesma conclusão a respeito das salamandras.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui