EnglishEspañolPortuguês

Parlamento europeu declara emergência climática e ambiental

4 de dezembro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Euronews
Foto: Euronews

O Parlamento Europeu declarou estado de “emergência climática e ambiental” na Europa e no mundo, na esteira da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ou COP25, que se iniciou segunda-feira, 2 de dezembro, em Madri, na Espanha.

O encontro internacional sobre o clima também fez com que a EU (União Europeia) submetesse sua estratégia de combate à crise climática à Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas para alcançar a “neutralidade em relação ao clima” o mais rápido possível – com um prazo até 2050, o mais tardar.

“Posição ambiciosa”

A declaração de emergência climática e ambiental foi aprovada no parlamento com 429 votos a favor, 225 votos contra e 19 abstenções. Já na COP25, o Parlamento Europeu adotou a resolução com 430 votos a favor, 190 votos contra e 34 abstenções.

“O Parlamento Europeu acaba de adotar uma posição ambiciosa em vista da próxima COP 25 em Madri”, disse Pascal Canfin, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar – durante o debate na semana passada.

“Uma mensagem forte”

“Dada a emergência climática e ambiental, é essencial reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa em 55% até 2030”.

“Também envia uma mensagem clara e oportuna à Comissão algumas semanas antes da publicação da Comunicação sobre o Acordo Verde”.

Segundo o The Guardian, Pascal Canfin, o deputado que elaborou a resolução de emergência climática, disse: “O fato de a Europa ser o primeiro continente a declarar emergência climática e ambiental, pouco antes da COP25, quando a nova comissão toma posse, e três semanas depois Donald Trump ter confirmado que a retirada dos Estados Unidos do acordo de Paris é uma forte mensagem enviada aos cidadãos e ao resto do mundo”.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo