Maus-tratos

Justiça proíbe que cachorros sejam explorados para caça e pesca em SC

Pixabay/Timur85

A decisão judicial tem o objetivo de impedir que os cachorros sejam submetidos a maus-tratos


A Justiça da Comarca de Concórdia, em Santa Catarina, proibiu um homem de explorar cachorros em atividades de pesca e caça. A decisão, proferida nesta semana, atende a um pedido do Ministério Público (MP). Caso seja descumprida, poderá ser aplicada uma multa e até a perda da guarda provisória dos cães.

Pixabay/Timur85

O homem mantinha 16 cachorros em um canil com condições precárias de higiene. Ele foi denunciado pelo Ministério Público. De acordo com o MP, “além de ausência de espaço suficiente para os cães, que estavam em local insalubre, com fezes e urina por toda parte, muitos dos animais se encontravam sujos e alguns magros pela falta de alimentação, razão pela qual foram encaminhados para uma ONG de proteção a animais. Posteriormente, os cachorros foram devolvidos após a reforma do canil”.

A promotoria informou que o homem responde a diversos processos por crimes ambientais relacionados à caça e à pesca. As informações são da Rádio Aliança.

Ao proibir que o homem explore os animais, a promotora Mariana Mocelin estabeleceu multa diária de R$ 100 caso os cachorros, que permaneceram com o tutor, sejam explorados em atividades de caça e pesca. A proposta da promotora foi deferida por um juiz.

“Continuar fazendo uso dos cães para caça infringe o bem-estar animal, pois eles passam por situações de desconforto, privação e dor, que podem causar ferimentos, doenças e até mesmo a morte. Além do mais, os caçadores utilizam-se dos cães para caçar diversos animais silvestres, o que também é proibido por lei”, finalizou a promotora.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui